Joguinho do carro que estaciona sozinho
A tecnologia que permite aos carros estacionar sozinhos em uma vaga apertada já está disponível até mesmo em alguns carros vendidos no Brasil, com o Volkswagen Tiguan. A novidade, por si só já, atrai o interesse das pessoas, principalmente aqueles que tem dificuldade em fazer uma vaga paralela, a chamada baliza. As propagandas que ilustram o funcionamento dos “assistentes de estacionamento” são bem simples de serem feitas, e destacam a facilidade com que tudo é feito e acontece. O próprio carro estacionando sozinho já é um espetáculo à parte, que mostra o quão boa a tecnologia pode ser no nosso dia a dia.
Leia também
A inovação na propaganda
Mesmo com toda a experiência única que um carro que estaciona sozinho proporciona, e tudo que falamos acima, a Ford quis inovar ainda mais em Paris. Ela criou um joguinho do carro que estaciona sozinho para mostrar o “Park Assist” em seus carros.
Funciona assim o joguinho: a Ford e sua equipe de publicitários deixaram uma vaga propositalmente apertada em um local da cidade, onde é bem difícil encontrar vagas de estacionamento. Colocaram um telão com uma interface clássica de Pinball, os fliperamas de bolinhas. Os carros que delimitavam as vagas foram equipados com sensores. Ao menor toque, eles ativavam a pontuação no joguinho de Pinball. Ideia simples, mas muito interessante. Pronto!
Aí foi só preparar uma câmera e esperar os motoristas começarem a jogar e marcar pontos. Os piores motoristas marcam mais pontos, pois esbarram muito nos carros próximos ao tentar estacionar. Igualzinho os Pinballs, que muitos nascidos antes da década de 90 ainda lembra (e jogam).
Depois de algum tempo, presentearam o vencedor do jogo (o pior manobrista) com uma demonstração do carro da Ford estacionando sozinho. O motorista apenas ficou sentado vendo o volante se mover e o carro entrar na vaga de forma muito melhor do que ele próprio faria. É só ver o resultado completo no vídeo abaixo:
https://youtu.be/pyqDMDQTzrk
O futuro da automação nos veículos
Estas novas tecnologias embarcadas nos veículos são pequenos passos rumo a automação total. Já existem caminhões e carros que estão sendo vendidos com automação quase total. Não vai demorar muito até que os veículos nos levarão aos locais que queremos com a mesma facilidade e com os mesmos comandos que damos hoje ao GPS do telefone. É questão de tempo até que a tecnologia fique mais popular, e os acidentes reduzam consideravelmente por conta das novas tecnologias.
Você tem um carro com a tecnologia Park Assist? Ajuda mesmo? Valeu a pena o investimento?
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Dicas para estacionar de ré, aprendendo a estacionar passo a passo!
Ford Fiesta: todos os modelos e versões
Ford Edge – Preços, fotos e ficha técnica
As melhores propagandas de carros criadas até hoje!