Alguns pneus são mais seguros do que outros?
Este tipo de questionamento tem sido cada dia mais comum. Muito se fala e imagina sobre a tecnologia que trabalhar com os itens principais dos automóveis. Um dos itens de segurança mais importante do veiculo, não tem recebido a real atenção necessária, aliás, muita gente nem considera os pneus como um item de segurança do carro, mas você deve saber que é sim.
A função dos pneus é aparentemente muito simples e sem muitos detalhes, isso fica apenas em sua aparência. São eles que conectam o carro à estrada. Através deles é feito a tração permite cada movimento do veículo.
Leia também
Uma utilização inadequada dos pneus errados, ou até mesmo uma utilização de pneus não seguros, seria o mesmo que você calçar um sapato de número errado. Agora imagine que no lugar de estar tropeçando pelo caminho ou caindo por desequilíbrio, você vai perder o controle do veículo e ocasionar um acidente.
Exatamente isso que você pensou, o estado de conservação do pneu tem que ser excelente para manter o seu nível de segurança elevado. Existe um tempo de vida útil para os pneus dos veículos, mas muita gente não faz a troca no tempo correto, às aparências enganam e você poderá pagar muito caro por isso.
Características principais dos Pneus
Eles têm cinco partes consideradas como principais.
- Os talões – eles são formados por cabos de aço envoltos em borracha. Ele é responsável por fixar o pneu à roda e está localizado ao longo da borda interna do pneu.
- O corpo do pneu – Este é feito de camadas de um tecido muito forte que é chamado de lona. Você deve saber que quanto maior o número de camadas, mais forte será o pneu.
- Cintos de aço – Alguns modelos de pneus possuem cintos de aço, eles recebem o nome de pneus radiais de aço. Estes cintos de aço são responsáveis por ajudar o pneu a resistir melhor às perfurações. Eles também conseguem ajudar a manter o pneu ligeiramente plano. Aumentando e muito a tração do veículo junto ao solo e deixando o carro bem mais firme.
- Parede lateral – Como o próprio nome já diz, é a lateral do pneu. Ela é responsável por manter as partes internas compactadas.
- Banda de rodagem – Está é a parte da borracha do pneu que faz o contato direto com a estrada.
Você precisa saber que existem diversos tipos de pneus, hoje em dia você encontra pneu específico de corrida, pneus para lama e neve, existem também, os modelos que são produzidos para se sair bem em todas as estações.
Mas não importa você buscar um pneu especial destes, se ele não se adaptar bem ao seu veículo, o equilíbrio entre pneu e veículo é importantíssimo e certamente terá muita diferença de um carro para outro.
Se você colocar um pneu menor do que o perfil que o seu veículo pede, certamente você terá grandes problemas de segurança com este item. Você deve ficar ligado no pneu ideal para seu veículo, manter a revisão deles uma vez ao mês e ficar atento a possíveis alterações visuais em seu corpo.
Ao tomar todos os cuidados citados anteriormente, você terá sim um pneu mais seguro. Pense bem no tipo de estrada que você costuma dirigir e entenda melhor qual é o pneu ideal para ela. Conhecer o seu veículo e do que ele precisa, certamente será seu maior aliado na hora de escolher o pneu mais seguro para seu carro.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Pneu radial ou convencional! Sua moto usa o correto?
Pneu furando com frequência? Veja o que pode ser!
O que fazer com seu pneu usado? Vale alguma coisa?
Como ver a data de validade do pneu do seu carro?