Vacina de pneu: o que é? Como aplicar?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

A vacina para pneus pode ser usada para reparar de forma rápida e fácil um pneu sem trocá-lo. Esses produtos vem em uma lata pressurizada com várias marcas diferentes produzindo o produto. Embora existam inúmeras vantagens em usar um produto desse tipo, caso você tenha um pneu furado, também há algumas conseqüências potencialmente negativas que você deve ter em mente antes de usá-lo.

As vantagens da vacina de pneu

Uma das maiores vantagens de usar a vacina de pneu é a conveniência. Basta conectar o bocal da lata à haste da válvula do pneu e liberar o conteúdo da lata no pneu. O conteúdo é impelido para qualquer furo e, subsequentemente, é vedado, permitindo que você dirija sem remover o pneu. Todo esse processo leva apenas um ou dois minutos. Isso é especialmente atraente para pessoas que não querem gastar tempo para colocar um pneu sobressalente, ou cujo veículo não tem reposição. Vacinas para pneu são bastante razoáveis ​​em termos de preço, e existem modelos que podem ser aplicados para prevenir furos, selando-os assim que eles acontecem, e vacinas usadas para consertar furos existentes.

Leia também

As desvantagens do selante para pneus

Esses selantes não reparam permanentemente o pneu e o pneu ainda deve receber um remendo tradicional para ser adequado para uso a longo prazo. Muitos profissionais não gostam de reparar pneus que foram tratados com um selante enlatado por várias razões. Estes selantes podem conter produtos químicos perigosos e removê-lo do interior do pneu pode ser um processo demorado. Mais e mais empresas estão usando soluções solúveis em água para seus selantes para ajudar na remoção do produto antes de executar um remendo, então isso é menos um problema do que era no passado.

O uso de uma vacina para pneu pode criar um ambiente de alta pressão dentro do pneu que pode ser perigoso para a pessoa que está consertando o pneu. Além disso, usar um selante enlatado também pode invalidar a garantia do seu pneu. Certifique-se de examinar os detalhes de sua garantia antes de usar um desses produtos. Outra desvantagem potencial é que a maioria dos selantes de pneus não são projetados para serem usados ​​com pneus de alto desempenho, o que significa que eles não são uma opção válida para alguns motoristas.

Como usar um veda pneu?

Este tipo de produto destina-se apenas a ajudá-lo em uma situação de emergência. Uma vez que você está se movendo de novo, você precisa fazer o seu caminho para uma instalação de reparo o mais rápido possível. Para usar a vacina ou selante de pneu da maneira correta, as dicas abaixo vão te ajudar.

Escolha o selante certo

Muitos veículos estarão perfeitamente bem com uma lata de tamanho padrão, mas veículos com pneus de tamanho maior trm muito mais espaço para encher dentro da cavidade da roda. Isso significa que uma lata destinada a um carro menor não conseguirá encher o pneu com eficiência. Muitos fabricantes agora oferecem latas de tamanho maior, adequadas especificamente para esses tipos de veículos. Você também pode usar mais de uma lata para ter certeza de que tem o suficiente para colocar o pneu na pressão correta.

Vacina de pneu

A vacina de pneu funciona de forma emergencial, e seu pneu ainda precisará ser consertado após ela entrar em uso. (Foto: YouTube)

Cuidado na aplicação

Ao usar um inflador de pneus, tome todas as precauções de segurança que você faria se estivesse mudando um pneu. Como esse método tende a ser mais rápido e mais fácil do que trocar um pneu furado convencionalmente, pode ser fácil ignorar as precauções que você normalmente tomaria. Certifique-se de que seu veículo está bem longe da pista e atente para o tráfego passando. Você não vai economizar tempo se for ferido no processo. Além disso, não fume. Muitos selantes são extremamente inflamáveis.

Anee o aplicador à válvula

Essa é a parte do processo com a qual a maioria das pessoas tende a ter problemas. O importante é prestar atenção aos detalhes. Leia as instruções na lata antes de começar, para que você saiba exatamente como o produto deve ser usado. Agora que você está pronto, aperte a ponta do aplicador na haste da válvula e certifique-se de que esteja firme e preso. Passe ao longo dos tubos com o dedo para garantir que os fios estejam assentados corretamente e não tortos, caso contrário, o selante vazará. Em seguida, pegue a ponta e tente movê-la para frente e para trás. Não deve mexer em qualquer hipótese

Enchaa o pneu

Agora que o enchimento está devidamente conectado, certifique-se de que sua lata esteja na posição vertical. Muitos selantes vem com uma tampa de segurança que evita descargas acidentais durante o armazenamento. Isso deve ser bem fácil de remover. Quando você começar a colocar o selante no pneu, comece pressionando o botão por apenas um segundo ou dois e verifique se há vazamento na ponta. Um pouco provavelmente está ok, mas se houver uma quantidade significativa de selante escapando, é melhor voltar e verificar se o aplicador está conectado corretamente. Se não está saindo, apenas segure o botão. O pneu deve começar a inflar imediatamente. Pare quando a lata estiver vazia e leve.

Quando você deve usar selante de pneus?

Pense no vedante de pneus como alternativa ao pneu sobressalente. Utilize-o apenas em situações de emergência e conduza um pneu vedado apenas para o levar a ser reparado ou substituído. Tome as precauções ao aplicar o selante que você faria ao trocar um pneu, como garantir que seu veículo esteja seguramente no meio-fio ou no acostamento da estrada. Dependendo do tamanho do seu veículo, mantenha uma lata maior ou várias latas de selante no porta-malas. Tenha cuidado ao usar o aplicador, a lata e o insuflador de pneus e não aplique em excesso. Claro, se você está em uma colisão de automóveis mais séria, dê prioridade à sua segurança ao invés de consertar um pneu.

Assim que puder, é importante verificar sua pressão e verificar se você está no nível certo. Além disso, lembre-se de que os selantes tem uma vida útil muito limitada. Você deve ter o pneu reparado profissionalmente o mais rápido possível para ter certeza de que você não tem nenhum problema. Isso vale até para as vacinas que são aplicadas antes do furo ocorrer.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário