Pneu da moto furou! E agora?
Se você estiver em uma moto e você suspeitar que você tem um pneu furado, o tempo é essencial: a sua primeira prioridade é garantir que você pode levar a moto para o canto da estrada com segurança para sair do fluxo do tráfego.
Aplicar os freios pode causar uma perda de controle quando o pneu estiver furado. É hora de manobrar sua moto com um aperto firme no guidão, sem lutar contra a moto, evitando a redução de marchas ou frenagem até que você esteja em uma velocidade mais lenta, e se você estiver certo de que você sabe qual pneu foi acionado, aplicar os freios para a outra roda levemente e gradualmente, quando precisar frear.
Leia também
Algumas motos têm freios interconectados, de modo que você precisa manter isso em mente quando aplicar pressão quando tiver um pneu furado, pois pode estar adicionando pressão nos dois pneus sem querer.
Pneu da minha moto furou: o que pode ser?
Pneus furados podem ser causada por uma série de fatores, incluindo o tempo chuvoso (que lubrifica objetos pontiagudos, facilitando para eles penetrarem na borracha), e pneus de alta performance (que tendem a deixar mais objetos estranhos penetrarem). Tenha em mente que muitos pneus furados são causados por andar com pneus baixa pressão dos pneus, e para qualquer caso há tanto a prevenção como a solução para o problema.
Pneu da moto furou: o que fazer? Kit de reparo de pneu!
A maneira de lidar com uma motocicleta que teve o pneu furado, especialmente se você está na estrada ou na rua, é corrigindo o problema sozinho. Kits de reparação de pneus são relativamente simples de usar, e eles facilmente cabem sob o banco da moto ou dentro do compartimento de armazenamento da motocicleta. Enquanto alguns pneus danificados estão além de qualquer tipo de reparo, vale a pena tentar tentar consertar o seu pneu quando as opções estão acabando e você está longe de um ponto onde você poderá consertar seus pneus. Esteja ciente de que para um furo muito perto da parede lateral do pneu, o kit de reparo nem sempre vai funcionar.
No kit de reparo, você terá uma vacina de pneu ou um espaguete (para pneus sem câmara), e um aplicador do espaguete, assim como uma pequena bomba de ar para encher o pneu. Uma câmara de ar reserva para cada pneu é também recomendável.
Como usar? Injete no bico de enchimento a vacina e rode o pneu livremente. Pode ser necessário encher o pneu e rodá-lo um pouco para o líquido espalhar. Para o pneu sem câmara, preencha o buraco com o espaguete antes de usar a vacina.
Pneu da moto furou na estrada: kit de reparo tem que ter ar comprimido ou bomba de ar
O ar comprimido não vai necessariamente resolver um problema de pneu furado, mas certamente pode salvar o dia, se você tem um vazamento lento, ou a necessidade de encher um pneu depois de tê-lo reparado. Leve uma pequena garrafa de ar comprimido, ou uma pequena bomba de pé para encher os pneus.
Pneu moto furando: a vacina de pneu
A vacina de pneu é um material viscoso que pode ser pulverizado no interior de um pneu e atua como um selante. Esta solução fica líquida dentro do pneu, mas no caso de um furo, em contato com o ar, ela endurece e volta a selar o pneu. No entanto, vale a pena considerar que a vacina é uma solução temporária do kit de reparo, e assim que você tiver chance de consertar ou trocar a câmara de ar do pneu, faça isso.
Pneu furando constantemente? Não sabe o que fazer se o pneu furar? Hora de se preparar!
Enquanto não há, muitas vezes, forma alguma de evitar um pneu furado, há certamente várias maneiras de preparar-se no caso de você encontrar-se com problemas com um pneu furado, principalmente se é um problema que vem ocorrendo com uma certa frequência.
Para começar, certifique-se de verificar regularmente os seus níveis de pressão dos pneus, uma vez que a baixa pressão pode levar a um desgaste prematuro dos pneus e, eventualmente, a um pneu furado.
Você também vai querer se preparar para o inesperado: tubo de ar comprimido, vacina de pneu, ferramentas para trocas do pneu. Nunca é demais quando você pode ficar parado na estrada a quilômetros de distância de uma borracharia.
O que você faz quando seu pneu fura? Qual equipamento você mantém na sua moto para situações de pneu furado?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Pneu radial ou convencional! Sua moto usa o correto?
Pneu furando com frequência? Veja o que pode ser!
Como ver a data de validade do pneu do seu carro?
Trocou pneus do carro? Veja o que fazer alguns dias depois!