Quais são as marcas de pneu? Conheça as melhores!

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Como você determina qual marca de pneu é a melhor? Demos uma olhada em várias fontes que classificam pneus, de agências independentes de classificação de consumidores a agências de classificação do setor, publicações e agências de governos.

A lista abaixo mostra um pouco da história e as análises das melhores marcas de pneus que existem no mercado brasileiro.

Como analisar as melhores marcas de pneus?

Todas essas marcas de pneus foram classificadas usando uma metodologia considerando os seguintes elementos:

1. Satisfação do consumidor

Leia também

Esta é a descoberta principal em qualquer um desses rankings. Os consumidores forneceram dados sobre o que sua experiência estava usando modelos de pneus em cada uma dessas marcas. O problema a ter em mente é que uma única marca pode obter classificações fortes para um modelo de pneus, mas desmoronar para os outros. É importante olhar para essas classificações e, em seguida, encontrar os pneus nessas marcas que melhor atendem às suas necessidades e, em seguida, observe as classificações para esse modelo de pneu em particular versus sua concorrência.

2. Profissionais do setor

Foram ouvidos mecânicos e especialistas para saber quais são as marcas com os melhores desempenhos e menores taxas de reclamações.

3. Relatórios dos governos

Estatísticas relatadas para segurança e durabilidade.

4. Qualidade e engenharia dos pneus

Esses estudos analisaram como a qualidade geral e a inovação de uma marca de pneus influenciaram a decisão de um consumidor de comprar.

5. Desempenho

Todas essas agências analisaram como os pneus dessas marcas específicas se apresentaram em condições úmidas e secas, sob frenagem e curva pesada e no clima de inverno.

Um atributo visivelmente ausente da classificação é o preço. Os pneus são uma espécie de situação “você recebe o que paga”. Uma coisa que podemos extrapolar a partir desses dados é que as marcas de pneus que estão no menor degrau da escada de preços foram as marcas que tiveram desempenho abaixo da média da indústria, quase em geral.

Melhores marcas de pneus

Bons pneus serão de boas marcas, que terão garantias e a segurança que seu veículo precisa. (Imagem: Onroad Trips)

Pneus Michelin

A Michelin é fabricante francesa de pneus multinacionais, que atua desde 1889. A Michelin é reconhecida como a segunda maior fabricante de pneus do planeta, atrás do gigante Bridgestone e à frente de marcas como Goodyear e Continental.

A Michelin oferece 50 modelos de pneus diferentes. É também um dos fabricantes que oferece mais de um pneu específico para climas de inverno.

Em todo o mundo, e com todas as agências de classificação que analisamos, a Michelin tem uma reputação estelar por construir um pneu de qualidade. Por esse motivo, a Michelin é a nossa vencedora de ouro para a melhor marca geral de pneus.

Tipos: pneus para todas as estações, pneus touring, pneus de alto desempenho, pneus de desempenho ultra-alto, pneus de inverno, pneus todo-o-terreno, pneus de lama.

Pneus Continental

A Continental é um fabricante alemão de pneus que atua há mais de 150 anos. Faz parte de um enorme conglomerado multinacional que fornece todos os tipos de subsistemas para aplicações automotivas e de transporte. Fazer pneus é apenas uma faceta do negócio.

A Continental possui um intervalo de mais de 50 pneus disponíveis no país. Em geral, está preocupado com a produção de pneus automotivos convencionais; portanto, procure para os excelentes pneus de alto desempenho, pneus  touringe pneus de caminhão e SUV de serviço médio, e não tanto para os modelos extremos de lama e todo o terreno.

Tipos: pneus para todas as estações, pneus em turnê, pneus de alto desempenho, pneus de inverno de desempenho ultra-alto.

Pneus Goodyear

A fabricante de pneus americana Goodyear está no negócio de construir pneus desde a invenção da vulcanização. Fundada em 1898, é um dos quatro principais fabricantes de pneus do mundo hoje.

A Goodyear tem uma variedade desconcertante de mais de 80 pneus diferentes, em tudo, desde pneus ultra-desempenho, até pneus mais simples para todas as temporadas

Tipos: pneus para todas as estações, pneus touring, pneus de alto desempenho, pneus de desempenho ultra-alto, pneus de inverno, pneus todo-o-terreno, pneus de lama.

Pneus Bridgestone

A fabricante japonesa de pneus Bridgestone faz aros desde 1931. Devido à compra da Firestone em 1988 e a várias outras aquisições ao longo dos anos, a Bridgestone Corporation é a maior fabricante de pneus do mundo.

Ele mantém a marca Bridgestone, que oferece mais de 100 modelos de pneus diferentes para praticamente todo tipo de motorista. Sua linha de Potenza é sua linha ultra-alta e de alto desempenho, mas também fornece os pneus Turanza e Ecopia para veículos de passageiros.

Tipos: pneus para todas as estações, pneus touring, pneus de alto desempenho, pneus de desempenho ultra-alto, pneus de inverno, pneus todo-o-terreno, pneus de terreno de lama.

Pneus BFgoodrich

A BFgoodrich existe desde 1870 e é um dos fabricantes de pneus mais antigos que existem. Faz parte da família de marcas Michelin desde 1990.

A  BFgoodrich realmente se concentrou em uma faixa estreita de apenas alguns modelos diferentes de pneus. Os pneus de desempenho ultra-alto da G-Force e os pneus para todo terreno T/A K02 e lama KM3 são os mais populares.

Tipos: pneus para todas as estações, pneus touring, pneus de alto desempenho, pneus todo-o-terreno, pneus de terreno de lama.

Pneus Cooper

Cooper está em cena desde 1914. Passou por alguns dias bastante sombrios, mas recentemente está no topo, fornecendo alguns modelos de destaque em algumas categorias.

Ele oferece apenas alguns modelos diferentes, para que não possa competir com a ampla gama de grandes fabricantes, mas onde fornece produtos, ele tem um bom desempenho. Mais notavelmente, são conhecidos pelos seus modelos para picapes, SUVs, e muscle cars.

Tipos: pneus para todas as estações, pneus touring, pneus de alto desempenho, pneus de inverno, pneus todo-o-terreno, pneus de terreno de lama.

Pneus Yokohama

O fabricante japonês Yokohama produz pneus desde 1917. Existem mais de 70 modelos diferentes de Yokohama disponíveis para os consumidores d, principalmente centrados na linha Advan de pneus de desempenho, nos ávidos pneus de todas as estações/touring e na linha de picapes e SUV Geolander. Ele também possui várias ofertas de pneus de inverno.

Tipos: pneus para todas as estações, pneus touring, pneus de alto desempenho, pneus de desempenho ultra-alto, pneus de inverno, pneus todo-o-terreno, pneus de terreno de lama.

Pneus Pirelli

O fabricante de pneus milaneses Pirelli atua há quase 150 anos e fornecem exclusivamente pneus para grandes séries de corridas europeias e eventos, incluindo a Grand Am Rolex Sports Car Series e a FIA Fórmula 1.

A Pirelli possui mais de 60 modelos de pneus, e a maior parte de sua reputação vem da produção de pneus de desempenho ultra-alto para performance exclusivo e carros de luxo esportivo. No entanto, Pirelli também é um notável produtor de pneus sofisticados para picapes e SUVs, com a linha de pneus de Scorpion. Ela também possui uma linha formidável de pneus de pista, além de uma variedade de pneus de desempenho de inverno.

Tipos: pneus para todas as estações, pneus touring, pneus de alto desempenho, pneus de desempenho ultra-alto, pneus de inverno, pneus todo-o-terreno.

Como escolher a melhor marca de pneus?

Escolher a melhor marca de pneus para você é uma decisão pessoal que depende inteiramente de como você dirige, onde dirige, o veículo que você tem e seu orçamento. Se você tem um Jeep Wrangler e tira o caminho das trilhas no inverno, precisará de um pneu confiável e durável com força para suportar suas viagens. Se você é uma espécie de gato interno, mora em uma cidade, trabalha em casa e mal use seu veículo, precisará de um pneu totalmente diferente e menos robusto. Preço, disponibilidade, longevidade e vida útil entram em jogo.

As classificações e as revisões dos consumidores são um ótimo lugar para começar. Fazer a pesquisa para decidir que tipo de pneu se adapta às suas necessidades e, em seguida, inicia o processo de compra para obter as melhores marcas e preços. Depois de decidir sobre o pneu que atende às suas necessidades, verifique as lojas de pneus perto de você quanto ao inventário, bem como às lojas de pneus on-line para obter os melhores preços, pois muitos deles serão atendidos.

O que é uma garantia de pneus e o que ele cobre?

Um critério que deve ser considerado ao comprar pneus é a garantia oferecida pelo fabricante. Um bom pneu terá uma garantia razoável, que abrangerá um certo tempo a partir da data de compra, considerações da vida útil do piso e estimativas de quilometragem.

Os tipos de garantia incluem:

Garantia do piso do pneu(também chamada de garantia de quilometragem)

Garantia de mão-de-obra e materiais

Garantia de uniformidade

Garantia de risco da estrada

Garantia especial do fabricante

Como escolher um tipo de pneu?

Aprender a ler um pneu pode ser uma habilidade muito útil, especificamente ao comprar o pneu certo para o seu veículo. Ao comprar pneus, é importante entender o que os números impressos na parede lateral realmente significam.

Por exemplo, esse tamanho típico dos pneus de picapes para todas as estações 265/70R17 115T significa o seguinte:

265 indica a largura do pneu de uma parede lateral para a outra em milímetros. Este pneu tem 265 milímetros de largura.

70 indica a proporção, ou altura da parede lateral, como uma porcentagem da largura do pneu. Nesse caso, é 70% ou da largura do pneu.

R significa pneus radiais. Os radiais são o tipo mais comum de pneu automotivo e possuem tecido em vários ângulos com piso fortalecido com camadas adicionais de borracha.

17 indica o diâmetro da roda.

115 é a classificação de carga do pneu.

T é a classificação de velocidade do pneu.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário