Como economizar nos pedágios brasileiros?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Muitas pessoas já fizeram extremos para protestar contra a tributação. Agora você também fazer algo parecido, abstendo-se estradas com pedágios para poupar um dinheiro. Os preços dos pedágios variam muito em relação ao estado onde fica o pedágio e à estrada na qual o pedágio está. E no final das contas, eles podem ter um grande impacto nas suas finanças de viagem e você pode acabar tendo que cortar um pouco da diversão para poder pagar os pedágios.

Leia também

Como economizar nos pedágios brasileiros?

O primeiro modo, mais prático, é fugir dos pedágios. Há uma boa variedade de novas tecnologias que torna muito fácil evitá-los Aqui estão apenas algumas:

Pedágios brasileiros

Não é difícil poupar nos pedágios brasileiros. Um pouco de planejamento e você irá poupar preciosos reais de seu bolso! (Foto: revistabahiaemfoco.com.br)

Outra forma de economizar é utilizar os sistemas de pagamento eletrônico de pedágios, como o Via Fácil. Ele é como um cartão pré-pago para viagens. Com ele é possível colocar créditos e utilizá-los ou não durante uma viagem. É o mesmo preço de um pedágio normal, mas você economiza em tempo, praticidade e conforto ao não ter que enfrentar grandes filas para pagamento normal do pedágio. Você deve verificar antes se a rota com pedágio traçada aceita o sistema eletrônico.

Como vocês podem ver, economizar em pedágios tem mais a ver com planejamento de uma viagem do que economia direta no pagamento ou não de um pedágio.

Por que economizar com pedágios dessas formas?

As estradas principais e rodovias brasileiras são construídas com o propósito de otimizar o transporte de cargas, agilizar uma viagem de um ponto a outro. Já o propósito principal de uma viagem é aproveitar, curtir a paisagem, os cenários, parar quando quiser para descansar etc. Ao traçar rotas alternativas, você pode acabar gastando mais dinheiro com gasolina do que gastaria com um pedágio. Mas pesquisando bem, você pode encontrar rotas que te levam a praias esquecidas, montanhas, vilarejos, estradas históricas e muitos outros lugares que valem qualquer dinheiro investido. Às vezes, sua viagem pode tomar um rumo completamente  diferente por causa destas escolhas e ser muito mais proveitosa. Só porque você quis economizar um pouco com o pedágio.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário