Adesivo para envelopamento automotivo, onde comprar? Como escolher?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Adesivos de carro de alta qualidade requerem experiência e conhecimento em muitos campos diferentes como projeto, material, produção, preparação, instalação e pós-instalação. Comprar um adesivo deses não é tão simples quanto parece agora, não é? Vamos dar uma olhada em cada uma destas categorias e te ajudar a ver onde comprar e como comprar um adesivo para envelopamento automotivo.

Projeto do adesivo de envelopamento automotivo

O mundo não é plano, nem a superfície de um carro. O projetista deve ter uma vasta experiência e as ferramentas certas, como os modelos de veículo mais recentes, para criar um design de revestimento de carro que caiba em um veículo específico corretamente, sem que a imagem ou a mensagem seja distorcida ou cortada em pedaços.

Leia também

Todos os ângulos, espaços e curvas do veículo devem ser levados em consideração ao projetar um envoltório. Ignorar esses elementos resultará em um design de envoltório do carro que não é fácil para os olhos nem é fácil de ler e entender. Isso também terá um efeito negativo na imagem do seu veículo.

Material do envelopamento adesivo automotivo

Existem muitos fabricantes de vinil de alta e baixa qualidade por aí. As principais marcas que já existem há anos e oferecem o melhor vinil para envelopamento de carros incluem: 3M, Avery, Oracal e Arlon.

Assim como tudo o mais, com os envoltórios de carro, você realmente recebe o que paga. Se você se preocupa com a qualidade e a longevidade do envoltório, deseja garantir que a loja de envoltórios esteja usando um vinil de alta qualidade.

Você também deve ter em mente que simplesmente declarar que um vinil da 3M está sendo usado não significa que o vinil específico seja a escolha certa para o seu projeto. A 3M e todos os outros fabricantes oferecem muitos tipos diferentes de vinil, desde vinil fundido de alta qualidade e alto custo até desempenho mais baixo e vinil calendarizado mais barato.

A combinação do vinil e do laminado também é extremamente importante. Muitas lojas usarão um vinil 3M Cast, mas usarão um laminado com um componente mais barato para reduzir o custo. Os laminados fundidos são cerca de três vezes o custo de modelos calandrados.  Embora até um olho treinado não consiga perceber a diferença entre os dois no início, mas com o passar do tempo, o laminado calandrado começará a desaparecer muito mais rápido que o elenco. Além disso, um laminado calandrado não foi projetado para ser usado nas curvas do veículo e sairá da sua posição nos primeiros meses.

Assim, como você pode ver os materiais desempenham um papel muito importante em um envoltório de veículo, você pode ter o melhor design e o melhor instalador, mas com o material errado, seu envoltório não vai durar.

Produção do adesivo de envelopamento

Digamos que você tenha o design perfeito e tenha escolhido o material mais adequado para o trabalho. Agora é hora de imprimir seu desenho no vinil. Infelizmente, o uso de uma impressora digital de grande formato não é tão simples quanto o uso de uma impressora que todos usamos em casa ou no escritório. Há muito mais envolvido para criar uma imagem nítida e vibrante ao imprimir um envoltório de veículo.

O vinil de cada fabricante possui seu próprio perfil de impressão exclusivo. O que é um perfil de impressão que você pode perguntar.

Simplificando, é um código criado especificamente para esse vinil específico que informa à impressora exatamente quanta tinta deve ser depositada no vinil para obter os melhores resultados.

Muitas gráficas não se preocupam com esta etapa e tendem a usar um perfil para todas as mídias. Isso resulta em imagens embotadas, acima ou abaixo de saturadas, que simplesmente não parecem certas.

No caso de adesivos sem impressão, de cores sólidas, a coisa é mais simples.

Envelopamento de veículos

O envelopamento automotivo deve ser feito com bons materiais para que não haja problemas. (Foto: YouTube)

Preparação para envelopar carro

Vamos dar um passo adiante, você tem o design perfeito para o envoltório do carro, o melhor material e uma ótima impressão. Agora é hora de preparar o seu veículo para a instalação.

A parte mais demorada de embrulhar um veículo é o processo de preparação. É aqui que o instalador deve percorrer cada centímetro da superfície do seu carro, bem como sob as guarnições, rachaduras e para-lamas do tempo, para garantir que eles sejam 100% limpos e sem cera.

O carro deve ser lavado no dia anterior e deve estar seco. A solução especial é usada para limpar completamente o carro e garantir que todos os resíduos de cera foram removidos. Então, novamente, usando álcool, o carro deve ser limpo para garantir que a solução usada para remover a cera foi removida (caso contrário, afetará o adesivo do vinil).

A menor sujeira deixada para trás pode resultar na falha do adesivo do vinil e, após pouco tempo, levantar a superfície. Um pequeno elevador permitirá que a água entre sob o invólucro e, eventualmente, fará com que todo o invólucro falhe.

Como essa é a parte do invólucro que consome mais tempo, também é a parte menos preferida do trabalho para um instalador e, portanto, mais negligenciada.

Instalação do envelopamento de veículo

Você percorreu um longo caminho agora, tem seu design perfeito, o material perfeito, uma ótima impressão e seu veículo foi perfeitamente preparado, agora você precisa de uma instalação de envoltório de carro

A questão agora é onde será a instalação real? Dentro de uma oficina, garagem ou ao ar livre? A instalação interna estará livre de poeira e terá a temperatura certa exigida pelo fabricante do vinil durante a instalação?

Se seu envoltório estiver sendo instalado ao ar livre, então você terá um péssimo começo. Não há absolutamente nenhuma maneira de evitar partículas grandes e pequenas de poeira longe da superfície do seu carro. Os resultados podem ser percebidos imediatamente, porque até a menor partícula de poeira será exibida no envoltório e, com milhares deles debaixo do envoltório, parecerá que uma camada de areia foi colocada antes do envoltório do carro.

Isso não só parece terrível, mas partículas grandes o suficiente podem causar buracos e rasgos no invólucro e permitir que a água vaze por baixo, causando a falha do invólucro.

Se o seu veículo estiver sendo embrulhado em ambiente interno, isso é ótimo, mas a instalação interna deve estar super limpa com algum tipo de controle de poeira e deve estar na temperatura certa.

Instalar um envoltório a altas temperaturas fará com que ele se estique demais e falhe a longo prazo.

A instalação em baixa temperatura fará com que o vinil encolha e, eventualmente, falhe quando exposto a altas temperaturas.

Portanto, um recurso de instalação dedicado é extremamente importante para garantir que o resultado final do envoltório seja excelente.

Instalação do envelope do veículo

Este é o último, mas não o menos importante, passo do envoltório do carro.

Você tem seu design perfeito, ótimo material, excelente qualidade de impressão, seu veículo foi preparado perfeitamente e a instalação foi projetada especificamente para a embalagem de um veículo.

Todos esses fatores podem ser totalmente destruídos se um instalador experiente e desmotivado fizer o possível.

Todo mundo parece achar que é fácil instalar um envoltório, afinal é simplesmente um adesivo gigante. Isso está errado. São necessárias inúmeras horas e muito material e dinheiro desperdiçados para aprender a maneira correta de instalar um invólucro.

Diferentes materiais se comportam de maneira diferente e, portanto, o instalador deve ter uma vasta experiência com várias mídias. Muitos instaladores desenvolvem suas próprias ferramentas para fazer o trabalho, e alguns até são patenteados e adotados por outros profissionais do setor.

Embora a instalação real do envoltório seja muito difícil, o corte final do envoltório é ainda mais desafiador.

Você pode ter o invólucro perfeitamente instalado, mas se o excesso de material não for aparado e dobrado adequadamente, o resultado final parecerá terrível.

Aparar o envoltório requer mão firme, muita paciência e técnica. É isso que diferencia um excelente instalador de um bom instalador. Fazer com que a embalagem pareça uma pintura é o que importa.

Pós-instalação do envelopamento

Agora você pode pensar que terminamos, o invólucro foi instalado e aparado perfeitamente, estou pronto para apreciar meu carro … novamente errado.

Esta é a etapa que é mais esquecida pelos instaladores, porque é a parte mais demorada e entediante da instalação.

O instalador, agora usando uma pistola de calor (não um maçarico), deve percorrer as áreas do envoltório em uma área recuada ou curva, usando o termômetro digital para garantir que cada centímetro dessas áreas atinja um certo grau, conforme exigido pelo fabricante fabricante. O envoltório em cores sólidas precisa atingir 45 a 50 graus Celsius e a mídia impressa deve atingir 85 a 90 graus Celsius.

A razão para isso é porque todo o vinil embrulhado possui PVC como parte de seus ingredientes. O PVC permite que o vinil tenha memória; portanto, quando estiver sobrecarregado e aquecido, ele voltará à sua forma original.

Esse é um ótimo recurso, no entanto, depois que o envoltório é instalado, você não deseja que o vinil volte à sua forma original, isso significa que ele encolherá e recuará.

A única maneira de substituir a memória do PVC é garantir que as áreas esticadas ou sob pressão atinjam essa temperatura específica. Isso garantirá que o vinil mantenha sua forma.

Agora estamos prontos, quase pronto, digamos que todos os fatores acima foram atendidos e executados perfeitamente, o que acontece se você ainda tiver problemas com o seu envelopamento? O atendimento ao cliente é a única coisa em que você pode confiar; portanto, escolher uma loja de envelopamento respeitável se torna a parte mais importante do seu processo de tomada de decisão.

Viram? Não é só sair comprando o envelopamento e ir aplicando. Pense bem, pesquise, e se tiver dúvidas, venha nos comentários abaixo e iremos esclarecer!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário