Pneu remold é bom? O que é? Como é fabricado?
O desenvolvimento da borracha sintética e a escassez de pneus durante a Segunda Guerra Mundial foram os principais fatores para o crescimento da recauchutagem de pneus, o processo também conhecido como remold. Desde então, o procedimento teve consideráveis avanços de tecnologia, melhorando bastante a forma como o pneu é remoldado para o melhor produto possível. Uma das aplicações mais bem sucedidas dos pneus remold é na indústria da aviação, mas a indústria do transporte comercial e também civil encontrou um bom mercado para esses produtos.
Porém, sem dúvida alguma, o pilar da indústria de recauchutagem de pneus hoje está no remold de pneus de caminhões. Os pneus recauchutados de caminhões são a grande maioria no mercado, mas já vemos vários pneus recauchutados para carros e outros veículos de transporte não convencionais ganhando um grande destaque no mercado atual, pelo preço mais acessível e a questão de não perder a qualidade e nem segurança em relação a um pneu novo. Mas será que é assim mesmo? O pneu remold vale mesmo a pena ou é muito arriscado?
Leia também
Pneu remold: o que é?
Um pneu remold ou recauchutado é um pneu que passou por um processo onde o pneu desgastado recebe uma nova banda de rodagem ou sulcos. Em um remold mais completo, um pneu também terá um novo verniz de borracha aplicado às paredes laterais do pneu, e geralmente receberá a nomenclatura remold, recondicionado ou recauchutado.
Pneu remold é seguro? Vamos analisar
Pneus que são sujeitos à recauchutagem são primeiro levados a uma inspeção visual. A taxa de aceitação para pneus de caminhão que podem receber o remold é maior do que os pneus de passageiros por causa da construção mais forte de pneus de carga (normalmente já concebidos para a recauchutagem). Tal inspeção garante que os pneus estão em um padrão mínimo de segurança, e que ele manteve a quantidade de borracha e estrutura que garantirá que o pneu ainda mantém sua estrutura de sustentação antes do remold. Se essa estrutura estiver danificada, o pneu é descartado. Se não estiver danificado, o restante da banda de rodagem é removido a um diâmetro especificado eletronicamente antes de ter início o processo de remold.
Depois de removida a banda de rodagem, o pneu ainda passará por um tipo de raio x específico para pneus, verificando a malha de aço que sustenta a borracha por quaisquer danos que possam ter prejudicado a estrutura do pneu.
Por fim, uma nova camada de borracha é então aplicada sobre o pneu, moldando a nova banda de rodagem, envolvendo certas etapas diferentes de cura e moldagem porque envolvem moldar uma nova borracha a uma estrutura já existente.
O pneu passa por uma nova série de testes de qualidade, assim como um pneu normal passaria para então receber o selo de qualidade e o certificado da empresa. Só então ele poderá ser comercializado.
Pneu remold vale a pena?
As normas e padrões para recauchutagem de um pneu são tão estritas ou mais estritas do que para um pneu normal. A questão é que assim como um pneu normal, a qualidade do remold vai variar bastante entre as empresas que fazem a recauchutagem. Um pneu remold pode ser tão seguro quanto um pneu novo, e durar até o mesmo tempo.
Vantagens do pneu remold
Um pneu remold vai gerar menos poluentes em sua construção, pois usa menos materiais. Em custos, a diferença de preço é muito pouca, devido a novas tecnologias sendo usadas para a construção de pneus, e a importação de pneus da China, que tem a fabricação muito barata. O resultado tem sido que a utilização de pneus remold tem tido uma queda considerável no uso, porque não tem compensado em relação a um pneu novo. Porém, o valor levemente mais barato ainda pode ser considerado uma vantagem do pneu remold em relação ao pneu novo.
Pneu remold para moto é bom? E para carro? E para caminhão?
pneus de veículos de passageiros e veículos leves de transporte não são projetados para recauchutagem. Mesmo que haja algumas marcas com pneus remold para motos, carros, e picapes, a diferença de preço em relação a um pneu novo é tão pouca que nem vale a pena a economia. Salvo em casos específicos, como pneus de veículos para uso off road, ou para uso em neve (que lembremos, não neva no Brasil).
No caso de caminhões e veículos de transporte pesado, o remold é ainda uma boa opção apenas se for bem feito. Muitas recauchutagens estão sendo realizadas em fábricas que não atendem a níveis básicos de qualidade, prejudicando muito a segurança do motorista. É uma economia que sai cara.
Portanto, verifique pelo selo do INMETRO, procure comprar o pneu de vendedores confiáveis. Desconfie se o preço do pneu estiver muito barato, e se a estrutura do pneu estiver muito diferente da de um pneu novo. Tome muito cuidado!
O que você acha sobre os pneus remold? Você compraria pneus remold ou pneu novo apenas? Por que?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Quais são as limitações do estepe temporário?
Tipos de pneus para carros e usos!
O que fazer com seu pneu usado? Vale alguma coisa?
Como ver a data de validade do pneu do seu carro?