O que significam as luzes no painel?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Quando algo der errado com seu carro ou se um recurso que você deve conhecer é ativado, um sinal vai aparecer através do sistema elétrico e no painel de instrumentos. Isso ilumina um símbolo, e estes abrangem uma ampla gama de questões, algumas das quais podem ser graves. Aqui estão os significados por trás da maioria desses marcadores de aparência curiosa e como eles se parecem, caso você precise de algo para ajudar sua memória.

Significado das luzes do painel do carro: olhe o manual

Seu painel de controle pode ser diferente e os símbolos podem ter projetos alterados ou indicar coisas ligeiramente diferentes, portanto, consulte o manual do seu proprietário. Algumas dessas luzes podem representar um mau funcionamento grava. Não os ignore. Em caso de dúvida, tenha uma verificação profissional. E é fácil encontrar o manual do seu veículo, mesmo que seja online. Não tenha vergonha de pedir pelo manual na concessionária do veículo, pois eles poderão te indicar como obtê-lo.

Leia também

Luzes do painel: aviso da temperatura do motor

Essa luz parece um navio pirata com suas velas. Na verdade, representa um líquido na base e um termômetro imerso nesse líquido. Quando ela se acende, significa que seu motor está muito quente, e algo deve ser feito para evitar que ele seja danificado.

Na imagem deste artigo, é a quarta figura (esquerda para direita) da segunda linha.

Luz de advertência da pressão dos pneus

Essa luz se parece com uma panela cortada com um ponto de exclamação dentro dela. Ela significa que a pressão em um ou mais dos seus pneus é muito baixa e precisa ser verificada. Na imagem deste artigo, é a quarta figura da terceira linha.

Luz de aviso de pressão de óleo

Essa luz se parece com uma lâmpada de gênio. Ela significa que o seu motor está com pouca carga de óleo, ou há um problema com o sistema de pressão de óleo do seu carro. É a segunda imagem da quarta linha da figura deste artigo.

Luzes do painel do veículo

O manual do seu carro é também uma boa fonte de informações para identificar o que cada luz do painel significa. (Foto: YouTube)

Luz do painel para o controle de tração

Esse símbolo é bem simples: é um carro visto pela traseira e dois traços em “S” representando o caminho desse caro. Quando essa luz acende, significa que: o sistema de controle de tração do carro está ligado. É o primeiro símbolo da segunda linha da imagem deste artigo.

Luz de painel de aviso do motor

Esse símbolo é o que mais não parece com alguma coisa, mas geralmente lembra um pouco um submarino estilizado. Essa luz pode piscar por vários motivos, sendo conhecida também como luz da injeção eletrônica. É o segundo símbolo da primeira linha.

Luz de aviso do ABS

É um pequeno círculo com as letras “ABS” dentro dele. Ele significa que existe um problema com o sistema de frenagem ABS que precisa ser diagnosticado e corrigido. Em alguns veículos, pode também significar o acionamento ou desligamento do sistema, mas geralmente é usada uma luz de cor diferente para isso. É o terceiro símbolo da quarta linha.

Luz de bloqueio de mudança automática ou indicador de partida do motor

É um símbolo circular, com um sapato desenhado no meio desse círculo. Ele significa que você precisa engatar o freio, seja para iniciar a ignição do seu carro ou para sair do ponto morto. É o terceiro símbolo da segunda linha da imagem.

Luz de alerta da bateria

Lembra uma pequena peça de Lego com os símbolos de + e – impressos em sua face. Isso significa que o sistema de carregamento do veículo tem pouca energia e a bateria pode estar apresentando problemas. É o terceiro símbolo da primeira linha.

Luz do indicador de combustível

O símbolo se assemelha a uma bomba do posto de combustível. Ele geralmente significa que você está com pouco combustível. É o segundo símbolo da segunda linha na imagem que colocamos nesse artigo, e é um dos símbolos que mais vão aparecer acesos.

Luz do lembrete do cinto de segurança

Esse símbolo se parece com uma pessoa sem braços e com pernas pequenas sendo cruzada por uma faixa. Isso significa que alguém no veículo deve fechar o cinto de segurança para que a luz desligue. É o quarto símbolo da quarta linha.

Luz indicadora de airbag

Esse símbolo se parece com um boneco segurando uma bola flutuante na frente dele. Ele significa que pode haver um problema com um ou mais airbags do seu carro, ou com o sistema de airbag em geral. É o terceiro símbolo da terceira linha.

Luz indicadora de farol de neblina

Esse simbolo parece uma água viva de lado pulando para fora da água. Essas luzes significam que seu farol de neblina está ligado. É o primeiro símbolo da quarta linha na imagem que está nesse artigo, bem fácil de identificar.

Luz de segurança

Esse símbolo tem um desenho bem prático e fácil de identificar: é um carro desenhado sobre uma chave. Ele significa que você pode precisar de uma chave com o transponder adequado para acionar a ignição ou que há algo de errado com o sistema antifurto do seu carro.

Luz de problema no controle de tração

Esse simbolo é um triângulo com uma exclamação no meio e um círculo com uma seta em volta desse triângulo. Esse símbolo significa que existe um problema com o seu sistema de controle de tração e pode ser desligado completamente. Esse símbolo não está na imagem deste artigo.

Luz indicadora do líquido de limpeza do pára-brisas

Esse símbolo se parece com uma pequena fonte no meio, sendo “limpa” por um indicador que lembra o limpador do vidro e o próprio pára-brisas. Quando aceso, ele significa que o nível do líquido de lavagem está baixo. Preencha quando tiver uma chance. Este símbolo não está na imagem deste artigo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários as luzes no painel que vocês não entendem e que querem compreender melhor!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário