Problema na bobina de ignição, quais os sintomas?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Se o seu veículo se comporta de forma errática e você tem problemas com o funcionamento, pode estar mostrando sinais de falha da bobina de ignição. A bobina de ignição tira energia do gerador e a transmite para as velas. Isso acende o combustível e faz seu veículo funcionar. A gravidade dos sintomas varia de acordo com qual das bobinas de ignição estão falhando.

Sintomas de bobina com defeito: tiros no escapamento

Se o seu veículo estiver contrabalançando, isso pode indicar os primeiros sintomas de uma falha da bobina de ignição. Isso ocorre quando o combustível não utilizado é emitido através do sistema de escape. Se você não resolver o problema, você também pode causar sérios danos ao seu escape, resultando em reparos desnecessários e onerosos. Seu escape pode emitir um fumo preto e você pode até mesmo detectar o cheiro da gasolina.

Leia também

Bobina de ignição problemática: partida

Verifique os cabos de alta tensão. Eles correm entre o distribuidor e as velas de ignição. As falhas da bobina de ignição resultam em 1 ou mais velas de ignição que não recebem a quantidade apropriada de carga. Se você tiver problemas ao iniciar seu veículo no frio, este é um bom sinal de falha potencial da bobina de ignição. Você pode executar um teste simples nos cabos de HT para verificar se há de fato uma centelha partindo de cada fio para cada vela de ignição.

Diagnóstico de problema na bobina de ignição

Problemas na bobina de ignição podem atrapalhar o funcionamento do seu veículo, e o diagnóstico dos sintomas pode ajudar a direcionar o reparo. (Foto: PorscheBoost)

O consumo de combustível pode ser sinal de problemas na bobina de ignição

Se o seu veículo estiver recebendo muito menos quilometragem por litro de combustível também pode ser um sinal de uma falha da bobina de ignição. Quando menos energia está chegando às velas de ignição, seu veículo vai lutar e usar mais combustível para compensar a falta da transferência de energia.

Motor engasgando é outro sintoma de problemas na bobina de ignição

Tentar iniciar seu veículo quando as bobinas de ignição falharem resultará em uma viagem difícil. Seu veículo irá “engasgar” regularmente. Quando você dirige em altas velocidades, seu veículo irá “engasgar”. Ele também vibrará quando você estiver em o em ponto morto ou um sinal de parada ou cruzamento.

Motor do veículo com funcionamento irregular

Com a falha da bobina de ignição, o seu veículo terá queimas irregulares do combustível para mantê-lo funcionando. Isso resultará em um funcionamento irregular. Quando você parar o seu veículo, ele pode simplesmente desligar totalmente, fazendo com que seja necessário dar uma nova partida.

Falha na bobina de ignição

Se suas velas de ignição estiverem desgastadas, elas forçam as bobinas de ignição a operar em uma saída muito maior. Manter as suas velas em condições ótimas pode reduzir suas chances de experimentar uma falha na bobina de ignição. Algumas simples manutenções regulares irão poupar muito dinheiro no longo prazo.

Se o espaço na sua vela de ignição se alargar devido ao desgaste normal, isso leva a uma tensão aumentada necessária para criar uma centelha na câmara de combustão. O aumento da tensão exige mais fluxo de corrente através do circuito primário e este fluxo de corrente aumentado pode sobrecarregar o transistor primário. Manter todos esses componentes em boas condições de funcionamento também é uma grande ajuda para manter suas bobinas em boas condições de trabalho.

Já teve problemas com a bobina de ignição do seu veículo? Como fez para diagnosticar o problema?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário