Novo Fiat Punto 2013

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Esse mês, finalmente, acontecerá a tão aguardada apresentação oficial do Novo Fiat Punto 2013. O modelo sofreu diversas alterações, principalmente, externas.

Para quem esperava uma nova geração, o veículo foi apenas reestilizado. Ganhou novos para-choques e lanternas traseiras com luzes de led. A barra cromada frontal saiu e deu lugar à uma nova grade, na cor do veículo, com um friso cromada (muito parecido com o Fiat 500 e do Novo Palio).

Leia também

No interior, o acabamento ficou parecido com o do Fiat Bravo. O Punto ganhou novo painel de instrumentos, com formas mais arredondadas e novas opções de revestimento.

O Novo Punto 2013 será disponibilizado em 6 versões: Attractive 1.4, Essence 1.6 16V (manual e dualogic), Sporting 1.8 16V (manual e dualogic) e a top de linha, T-Jet 1.4 16V Turbo.

A versão Attractive recebeu novo motor, agora equipado com o 1.4 EVO (o mesmo do Novo Uno e Novo Palio). O câmbio automatizado passou por acertos e recebeu um novo nome, agora é Dualogic Plus. Segundo algumas pessoas que puderam testá-lo, ele melhorou muito e não há mais os “famosos” trancos.

Frente do Fiat Punto 2013

Frente do Novo Fiat Punto 2013

Traseira do Fiat Punto 2013

Traseira do Novo Fiat Punto 2013

Painel do Fiat Punto 2013

Painel do Novo Fiat Punto 2013

Interior do Fiat Punto 2013

Interior do Novo Fiat Punto 2013

Entre os itens de série, o destaque fica para: fárois de neblina, kit HSD (airbag frontal e freios ABS com EBD) e sistema ESS (sistema de sinalização de frenagem de urgência no qual o alerta acende automaticamente quando há freada brusca ou rápida desaceleração).

Infelizmente, os vidros elétricos traseiros são opcionais em todas as versões, exceto a T-Jet. Esse item deveria ser de série em todas as versões já que o veículo é de um segmento superior e seu valor não é tão em conta.

O sensor de estacionamento também é opcional, a partir da versão Essence, e agora conta com uma apresentação gráfica no painel. O sistema Blue&Me conta com o Eco Drive e permite o compartilhamento de informações pelo Facebook e Twitter.

A versão T-Jet contará ainda com o botão DNA que permite com que o motorista opte por um dos três modos de condução: Dinâmico (condução mais esportiva devido às respostas mais rápidas do acelerador), Normal e Autonomia (indica o momento exato para a troca de marchas, possibilitando um melhor consumo de combustível).

O Punto 2013 será comercializado a partir de agosto e seus preços devem variar de R$ 35 mil até quase R$ 60 mil.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário