Fiat uno: características, dicas, e como comprar!

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

O Fiat Uno  foi introduzido pela Fiat em março de 1983 em Genebra. Sua aparição no mercado contribuiu para a restauração das posições perdidas por esta montadora durante a crise energética da década de 1970.

O modelo foi o resultado do maior para que o tempo de investimento financeiro na história da empresa, e esperanças fosse justificado: O Uno foi um enorme sucesso em seu segmento e tornou-se verdadeiramente maciço.

Os primeiros anos do carro Fiat Uno

Nos primeiros anos de sua produção, todo terceiro carro produzido na Itália usava essa marca. O Uno permaneceu o mais popular por mais de uma década.

Leia também

Ao longo dos anos de liberação, mais de 8 milhões de unidades de carros foram vendidos. Em maio de 1995, o FIAT UNO foi removida da linha de montagem na Itália (ele foi substituído pelo herdeiro – Fiat Punto) e transferido para a produção para a  Fiat polonesa Fiat-Polsca em Bielsko-Biala, para a divisão turca de Tofas-Fiat, e também para o ramo egípcio de Ei Nasr, onde este modelo foi produzido até tempos mais recentes.

E aí, temos a fabricação do Uno no Brasil.;

Todas versões do Fiat Uno

O que acham das diferentes versões do Fiat Uno? Com certeza, há uma favorita. (Imagem: FIAT)

Carro usado Uno e sua fabricação brasileira

Na filial brasileira da Fiat, em Betim, Minas Gerais, desde 2004, eles fabricam versões atualizadas do Fiat Mille Fire (nome de exportação do Uno). A marca está disponível no Brasil desde 1984 e passou pela 7ª atualização consecutiva.

Os carros compactos comerciais Uno Furgão (na Europa Uno Van) com plugues de plástico em vez de janelas traseiras laterais também foram produzidos por aqui.

A atualização do FIAT Uno

Na Argentina, produziu um Uno Fire de 1.2 litros. Na África do Sul, o Uno foi produzido até 2005. O modelo SKD é feito no Paquistão. Em 2009, uma geração inteiramente nova de Fiat Uno apareceu na Itália, que chegou no Brasil como o novo Uno.

O modelo é oferecido em versões corporais de 3 e 5 portas. O Uno retém o exterior angular projetado pela ItalDesign para os anos 80 distantes; O coeficiente de arrasto do corpo, a propósito, foi então 0,34. Agora é um pouco mais simplificado, com uma grade de plástico alterada, combinada com um pára-choque. As dimensões do carro são 3692/1548/1445 mm com uma base de 2361 mm e uma pista 1337/1357 mm. A folga é de 150 mm.

Está equipado com um novo volante conveniente e é aparado com materiais modernos melhorados. Um interior bem projetado do carro deixa uma elegante lasciva suficientemente grande e a coluna de direção é ajustável em altura.

O equipamento básico inclui direção hidráulica, faróis atualizados, pré-tensores de cinto de segurança, fechaduras elétricas e ar condicionado, teto solar, janelas elétricas e espelhos, etc. estão disponíveis por uma taxa extra. O volume do compartimento de bagagem é 290/968 L, e a capacidade de carga do carro é de 400 kg.

História do Uno

Todas as versões do Uno, mostrando a história do veículo popular da Fiat. (Imagem: FIAT)

Evolução do motor do Fiat Uno

Os primeiros modelos na configuração básica usavam um motor desatualizado de 0,903 litros (45 HP, velocidade máxima de 140 km / h), semelhante ao Fiat 127.

Em 1985, o motor da nova série Fire, 0,999 l , equipado com uma injeção de magneti-marelli central e produzida por uma nova tecnologia automatizada em uma linha robótica. Esta unidade de potência de gasolina de 8 cilindros de 8 válvulas (55 HP, 83 nm) foi instalada na versão brasileira por um bom tempo. Desde 2005, eles têm se alimentando de etanol e gasolina. Os motores a gasolina puro  foram removidos da produção.

Por exemplo, o poder de um motor a gasolina de 1,4 litros com um modelo turbocompressor Uno Turbo (anos de produção 1985-89) foi originalmente 100 HP, e em 1989 – 114 hp. Este carro desenvolvia uma velocidade de mais de 200 km / h. Com um tempo de aceleração de zero a 100 km / h de 8,3 s, ao longo dos anos, o modelo também instalou motores a gasolina de 0,9 litros (45HP), 1,0 litros (46 hp), 1,1 litros (51-57 hp), 1,5 litros (76 hp), diesel 1,7 l (58 hp), 1,9 l (60 HP) e 1.4 litros Turbo Diesel (72 HP).

O UNO com um motor de R4 8V 1.4 litros (71 hp, 106 nm) acelera a 100 km / h em 12,4 s, a velocidade máxima é de 165 km / h, e o consumo de  gasolina é um dos menores. O modelo está equipado com uma caixa de velocidades manual de 5 velocidades.

Parte traseira semi-dependente com braços à direita, molas de bobina e amortecedores telescópicos. Freios a disco frontal e tambor traseiro, ABS vem como uma opção. O tamanho padrão do pneu é de 145 / 80R13.

Como comprar um FIAT Uno?

Você hoje só encontra o FIAT Uno no mercado de usados. Você pode pesquisar em fóruns, nas redes sociais, e revistas especializadas pelas diferentes versões do Uno.

À medida em que você pesquisar, vá anotando os recursos que quer no seu Uno. Busque saber os problemas mais comuns mecânicos para conseguir identificar quando for testar um usado.

Pesquise o preço das peças e manutenção. Coloque tudo no papel.

Assim, comece então sua pesquisa pelo seu FIAT Uno. E se tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário