Como tirar risco de carro preto?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Pode parecer fácil tirar riscos de carros pretos, mas o procedimento não é tão simples assim. Se você é uma pessoa preocupada com a qualidade de um trabalho de reparo, mesmo que seja feito por você mesmo, você quer fazer um trabalho bem feito para tirar os arranhões de seu carro preto. Vamos então às dicas para tirar riscos do carro da melhor maneira possível.

Tirar risco de carros pretos pelo polimento de preservação

Toda a ideia por trás da correção da pintura é consertar a pintura do seu carro. Há duas maneiras de seguir a correção da pintura por polimento, a primeira sendo pelo corte e a segunda sendo a preservação. Como você provavelmente pode assumir, o corte irá remover a tinta para abaixo dos riscos ou imperfeições, enquanto a preservação é um processo mais delicado que envolve o polimento e a suavização das demãos.

Leia também

Qual o benefício da preservação em relação ao corte?

Se você tem um veículo mais caro, sua pintura é importante. Então, diga que você comprou um desses carros e a pintura metálica preta sozinha custou caro. Eu posso garantir que você estará procurando cuidar melhor daquela pintura preta, então, ao invés de cortar e remover porções significativas, é mais provável que você queira conservar o acabamento suavizando e cuidando adequadamente. O corte remove minúsculas camadas de tinta para ficar sob os arranhões, mas a preservação ajuda a arredondar as bordas dos riscos superficiais, tornando-os menos visíveis. A preservação é a solução ideal para acabamentos delicados de tinta e carros antigos.

Produtos

Um dos componentes mais importantes para corretamente corrigir a pintura do seu carro é o produto de polimento do carro que você está usando. Para produtos específicos de preservação, a maior preocupação é encontrar um polimento micro-abrasivo que não vá cortar profundamente a tinta. Os microabrasivos ajudam a suavizar as imperfeições em vez de removê-las por completo, ajudando a preservar a longevidade dos acabamentos delicados da pintura do seu carro. Um bom polimento de alisamento irá atuar como um removedor de marcas de redemoinho e cuidará adequadamente de raspar pequenas superfícies em acabamentos escuros, como a tinta preta. Juntamente com um polimento, você vai querer obter um esmalte de acabamento de qualidade que suavize a superfície em preparação para a proteção de cera ou selante.

Arranhões no carro

Trate os arranhões em um carro preto para deixar seu veículo mais bonito e parecendo mais novo. (Foto: DoItYourself.com)

Processo

O processo de remover marcas de redemoinho, preservar a tinta delicada e corrigir a tinta preta do seu carro começa com a lavagem do carro. Uma vez que o seu carro for lavado, use uma barra clay e um spray clay para remover os restos de superfície microscópicos que podem causar o arranhão da tinta do seu carro. Por argila, você está preparando adequadamente a tinta do seu carro para ser polida e agora você está pronto para começar.

Você vai querer usar um polimento de carro suavizante que suavize os riscos superficiais e as imperfeições. Para aplicar o polidor, use um aplicador de espuma e aplique um revestimento uniforme (perpendicular ao arranhão), uma seção do carro por vez. Uma vez polido, remova o restante do polimento da tinta e repita em pontos que precisam de um pouco mais de atenção.

Uma vez que a pintura do seu carro esteja polida, você vai querer acompanhar com um esmalte de acabamento que irá suavizar a superfície para fornecer uma base adequada para uma cera ou selante de tinta. Você aplica o esmalte da mesma maneira que o polimento de suavização, uma seção por vez. Uma vez concluído, retire o excesso e agora você está pronto para a cera.

Polindo carro preto

Uma politriz deve ser usada com cautela e técnica para o polimento de corte ou de preservação, garantindo que não deixe marcas na pintura do veículo. Não se esqueça de proteger as partes metálicas, como as fitas amarelas mostram na imagem. (Foto: YouTube)

Como tirar arranhões de carros pretos com o polimento de corte?

A maioria das oficinas profissionais “cortarão” a tinta para atender às necessidades de seus clientes de remoção de redemoinhos ou arranhões. Simplificando, o corte irá remover riscos superficiais e marcas de redemoinho da tinta porque os polidores usados ​​são mais abrasivos. Como a preservação, ainda há alguns arranhões que não vão sair com uma técnica de corte, como aqueles que são arranhões profundos que cavaram na pintura do carro. É sempre uma boa idéea certificar-se de pegar alguma tinta de retoque do seu revendedor, pois apenas alguns casos de arranhões são muito profundos para sair. Além disso, a correção da pintura com esmaltes de corte pode ser completada manualmente com ótimos resultados, mas a maioria dos profissionais usará uma máquina de buffer orbital.

Qual o benefício de usar o corte ao invés da preservação?

Se você é uma pessoa que troca de carros a cada 2-3 anos ou simplesmente tem um arranhão que é muito profundo para esmaltes de preservação, então o corte é para você. Os arranhões mais comuns para serem corrigidos são marcas de redemoinho, arranhões de alças de porta (de chaves, etc.) e arranhões causados por lavagem de carros. Ao contrário da preservação, o corte permitirá que você remova riscos mais profundos e mais visíveis da tinta escura do seu carro devido aos seus microabrasivos de areia pesada.

Produtos

Para uma correção de pintura mais agressiva, você quererá ter certeza de obter um polimento ou composto de nivelamento. A maioria dos produtos ainda usará tecnologia microabrasiva, mas alguns são mais efetivos do que outros, deixando para fora silicones ou ceras da fórmula. Silicones e ceras não apenas deixam os remanescentes, mas também dão uma falsa imagem da superfície da sua pintura, tornando-a brilhante. Um composto de nivelamento de qualidade será projetado para o revestimento transparente do seu carro e é seguro de usar em todas as superfícies pintadas, deixando a preocupação fora do processo. A maioria dos processos profissionais usa vários níveis de polimento para nivelar a superfície e são seguidos por um esmalte de acabamento para preparar adequadamente a superfície para o enceramento.

Clay bar

Devemos ressaltar a importância de usar a Clay bar no veícuo antes do polimento para garantir que nenhuma partícula ficou sobre a pintura e evitar arranhões e danos indesejados. (Foto: greenteammobiledetailing.com)

Processo

Coma  remoção de marcas de redemoinho, eliminando arranhões superficiais, nivelando a superfície do seu carro e corrigindo a pintura do seu carro sendo as principais motivações, o processo faz muita diferença. Existem muitas opções para como aplicar um composto de nivelamento; à mão, com um buffer rotativo (profissionais), ou um buffer orbital. Ao escolher o que fazer, observe que os buffers rotativos são muito potentes e podem ser prejudiciais para a pintura se feitos incorretamente. Os buffers orbitais e a aplicação manual produzirão ótimos resultados e evitarão danificar ainda mais a pintura do seu carro.

Para começar, certifique-se de que você tenha um carro limpo e que tenha recebido a barra de clay (argila), se necessário. Aplique o polimento de nivelamento com um buffer ou um aplicador de espuma, movendo-se perpendicular aos arranhões na superfície do seu carro. Mova-se para uma seção de cada vez para garantir a cobertura completa da superfície. Se o produto especifica uma segunda aplicação de polimento, repita com o segundo nível de polimento para aumentar ainda mais a superfície e livrar a pintura de imperfeições.

Uma vez que o polimento esteja completo, siga o mesmo procedimento com o esmalte de acabamento. O esmalte de acabamento suavizará ainda mais a superfície após os compostos de nivelamento terem feito seu trabalho e vai deixar a superfície devidamente preparada para proteção. Você já está pronto para o enceramento.

Selamento e enceramento

O enceramento e selamento do veículo vão garantir que ele retome o brilho original. Na foto, no lado direito é o carro após o enceramento e do lado esquerdo, apenas polido. (Foto: Chemical Guys Australia)

Proteção da pintura com cera e selante

Então, você passou algumas horas polindo, polindo e polindo um pouco mais para remover os riscos superficiais da tinta do seu carro. E agora? Não importa o quão duro você tenha trabalhado, você também poderia danificar ainda mais a pintura do veículo se esquecer de encerar. Saiba que é extremamente importante que o seu carro esteja encerado após qualquer procedimento de polimento.

Como a maioria dos especialistas recomendam, você deve estar encerando seu carro pelo menos uma vez por temporada. Se você é regular com o enceramento do seu carro, você experimentará um acabamento mais profundo e proteção contra os elementos. Embora completamente verdadeiro, há mais etapas necessárias para fornecer à sua pintura a melhor proteção possível.

Carnaúba ou polímero?

Se você tem um carro novo, um carro usado ou um clássico, sempre há procedimentos preventivos para proteger a tinta do seu carro que vai além do enceramento. Assim como é importante saber como encerar seu carro, é importante conhecer os melhores produtos de cera de carro para usar para as necessidades do seu veículo. Por exemplo, especialistas recomendam consistentemente um vedante de tinta premium para carros mais novos, afim de selar a tinta jovem o mais rápido possível. Um selante de pintura de polímero é o melhor na proteção de pintura porque não só sela a tinta como também pode ser encerado com carnaúba para um brilho ainda mais profundo e proteção estendida. Dito isto, um selante de tinta geralmente dura 6 a 8 meses contra. 2 a 3 meses da Carnaúba.

Embora uma cera de carro de carnaúba forneça a tinta do seu carro com proteção por um período de tempo mais curto, geralmente produz um brilho mais profundo do que um selante de tinta. Cientificamente, isto é devido à quantidade formulada de cera de abelha dentro da cera de carnaúba. Além do brilho mais profundo, a carnaúba é mais comum porque custa menos. No entanto, ao fazer sua distinção, é importante entender que você estará encerando com mais frequência com uma cera de carnaúba. Levando tudo em consideração, a cera de carnaúba dá-lhe a proteção que você precisará e brilha durante cerca de 2 a 3 meses, e é um ótimo parceiro para qualquer selante de tinta polimérica.

Recomendação de enceramento

Se você recentemente poliu seu carro ou seja simplesmente hora de um novo enceramento, há um processo de proteção contra falhas que é recomendado a todos. Se você não selou seu carro com um selante de tinta, este é o primeiro passo. Recomenda-se revestir o seu carro com um selante polimérico para atuar como um suporte transparente aplicado à mão para o seu veículo. Uma vez que você tenha aplicado completamente o selante de tinta, aplique uma camada de cera de carnaúba diretamente no final, permita que cure e simplesmente remova para produzir um brilho brilhante. Seu carro não só será deslumbrante como ele terá proteção total por mais de 6 meses. O melhor aqui é se manter regular na manutenção. Se você fizer isso completamente a cada 6 meses e usar a carnaúba a cada 3, seu carro ficará tão bom quanto novo.

Como vocês fazem o enceramento e reparo de danos de tinta nos veículos? Que dicas dariam para quem precisa remover marcas de tinta do carro preto?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário