Como escolher o melhor SUV usado?

Em Comprar carro por André M. Coelho

Os veículos utilitários esportivos (SUV) estão disponíveis em uma ampla gama de preços e tamanhos, desde modelos pequenos não muito maiores que carros subcompactos até gigantes estendidos com base em um chassi de caminhonete. Os modelos de médio porte geralmente oferecem o melhor equilíbrio entre espaço interno, economia de combustível e potência do motor. SUVs menores geralmente são menos caros e melhoram a economia de combustível, mas tem menos espaço para passageiros e carga. Modelos maiores oferecem mais espaço e capacidade de reboque, mas obtêm um consumo de combustível ruim, são menos manobráveis ​​e tem um custo geral de propriedade significativamente maior. Nesse contexto todo, como comprar um SUV usado? Vamos analisar isso.

Leia também

Por que comprar um SUV usado?

SUVs atraem uma ampla gama de motoristas. Fornecem espaço para transporte de carga versátil (embora geralmente não tanto quanto minivans), uma posição de condução superior à dos automóveis de passageiros, quantidades variáveis ​​de capacidade de reboque e, em modelos com três filas de bancos, capacidade para transportar sete ou oito pessoas. Com um sistema de tração nas quatro rodas, eles também proporcionam tração extra em condições escorregadias e a capacidade de enfrentar pelo menos o terreno fora de estrada moderado. Mas por causa de sua altura mais alta, os SUVs como uma classe não são tão ágeis quanto os carros de passageiros e podem capotar mais facilmente em manobras de manejo de emergência. Geralmente, seu peso adicional e perfil mais alto comprometem a economia de combustível em comparação com uma minivan ou perua, que muitas vezes pode fornecer uma alternativa adequada.

Coisas importantes a considerar na melhor compra de SUV usado

As opções de motor para SUVs geralmente variam de motores de quatro cilindros na maioria dos SUVs pequenos até V8s potentes disponíveis nos maiores SUVs da classe. Motores turbo de quatro e seis cilindros são cada vez mais populares. Alguns modelos de tamanho médio e grande também oferecem motores a diesel. Os SUVs mais econômicos e não-híbridos retornam a economia de combustível para níveis ruins, mas os modelos não-híbridos de grande porte obtém um consumo de combustível muito baixo. SUVs de três linhas de assentos são alternativas para minivans, pois podem acomodar até oito passageiros, mas alguns modelos com assentos na terceira fileira são apertados e não são adequados para acomodar adultos. Se você precisar transportar mais de cinco pessoas regularmente, experimente os assentos traseiros antes de comprar.

Determinar o tamanho do SUV que você precisa (subcompacto, pequeno, médio ou grande) ajuda a restringir o campo de escolha. Como cada tipo tem um espectro de modelos para escolher, incluindo SUVs de marca de luxo, esse é um passo útil para criar sua lista de compras.

Qual melhor SUV no custo benefício?

SUVs mais caros adicionam potência, mas sacrificam na economia de combustível. Os modelos de marcas de luxo normalmente exigem combustível premium, aumentando os já altos custos operacionais. Uma variedade de SUVs a diesel e híbridos está disponível, embora esses modelos tendam a obter um prêmio de preço significativo em relação aos similares com um motor convencional. Os benefícios de custo de ambos dependem dos ganhos de economia de combustível e preços de combustível. E sua escolha vai ter o preço influenciado diretamente por essa escolha de potência. O tipo de SUV, que falaremos em detalhes abaixo, pode ajudar a limitar suas opções e faixa de preços também.

Escolhendo SUV

Escolha um SUV que se encaixa nas suas necessidades e tenha um carro de boa qualidade em suas mãos. (Foto: CarBlogIndia)

SUVs Baseados em Carros vs. Caminhonetes

Existem dois tipos básicos de SUVs: baseados em carros e em caminhonetes. SUVs baseados em carro, às vezes chamados de crossovers ou CUVs, são construídos com construção unibody, onde a estrutura e o corpo são unidos em uma única peça ou unidade. Como os carros comuns, a maioria desses SUVs tem uma suspensão totalmente independente, o que ajuda a proporcionar melhor manuseio e conforto de condução do que o oferecido pelos modelos tradicionais baseados em caminhonetes. Eles oferecem tração nas quatro rodas e podem lidar com situações moderadas fora de estrada, mas geralmente não são projetados para condições off-road mais desafiadoras, como atravessar pedras altas, águas profundas, areia solta ou inclinações e descidas íngremes. Tal como acontece com os carros, a capacidade de reboque da maioria dos utilitários esportivos é limitada.

Os SUVs baseados em caminhonetes estão ficando mais difíceis de encontrar nos dias de hoje, já que o mercado muda para os crossovers. Estes são construídos com uma plataforma body-on-frame. Eles normalmente oferecem maior capacidade de carga e reboque do que um modelo baseado em carros de tamanho semelhante, e quando equipados com tração nas quatro rodas, eles estão melhor equipados para enfrentar terrenos off-road sérios. Mas seu manuseio pode ser pesado e o passeio pode ser saltitante e instável. A maioria dos utilitários esportivos sobre o chassi usa um eixo traseiro sólido, semelhante ao de uma picape, embora alguns tenham uma suspensão traseira independente, que ofereça características de condução e movimentação mais refinadas.

SUVs subcompactos

Uma categoria crescente, os SUVs subcompactos, como o Chevrolet Tracker, o Honda HR-V e o Jeep Renegade, normalmente compartilham uma plataforma com carros de tamanho similar. Menores que modelos como o Honda CR-V e o Toyota RAV4, os SUVs subcompactos geralmente tem menos capacidade de passageiros e carga. Mas eles oferecem uma posição de assento similarmente maior e altura de passeio elevada, e alguns podem ser surpreendentemente espaçosos por dentro. Eles estão disponíveis com AWD, e seu pequeno espaço facilita o estacionamento e manobras. Só não espere grande volume de carga ou capacidade off-road séria. A Audi, a Buick, a Mercedes-Benz e a Mini Cooper oferecem experiências de luxo próximo nesses pacotes menores, mas exigem um preço premium que pode rivalizar com os utilitários esportivos de médio porte.

SUVs pequenos

Adequado para motoristas que buscam mais espaço do que um pequeno sedã pode oferecer, os SUVs de pequeno porte oferecem espaço de carga flexível e uma posição de direção mais alta do que os carros normais. A economia de combustível de alguns SUVs rivaliza com a de alguns sedãs familiares, embora outros possam ser mais sedentos e terem uma corrida difícil. Para os pilotos mais aventureiros, alguns modelos tem verdadeiros recursos off-road. Se você está apenas procurando por um veículo que ofereça espaço de carga flexível, você pode querer considerar uma perua ou um hatchback porque eles fornecem melhor economia de combustível e são mais acessíveis. Algumas peruas estão disponíveis com tração nas quatro rodas e alturas elevadas.

SUVs esportivos compactos

Os utilitários esportivos pequenos e de alto desempenho geralmente oferecem melhor manuseio, cabines mais silenciosas, melhor ajuste e acabamento, além de mais conforto do que os SUVs regulares, embora a economia de combustível e o preço sejam compensações comuns. A maioria das entradas neste nicho são de marcas de prestígio europeias ou japonesas.

SUVs de médio porte

SUVs de médio porte tornaram-se alternativas para minivans e podem satisfazer as necessidades de muitos consumidores, considerando um grande SUV. Para muitas famílias, os utilitários esportivos de médio porte oferecem o melhor equilíbrio entre potência, espaço interno, espaço de carga e segurança. Embora muitos utilitários esportivos de porte médio ofereçam um assento opcional na terceira fila, esses assentos costumam ser apertados e não são facilmente acessíveis por adultos. Quase todos os fabricantes tradicionais oferecem um SUV de tamanho médio, o que lhe dá uma ideia de como este segmento é vasto.

SUVs de grande porte

A maioria dos SUVs grandes oferece muita potência, espaço interno e capacidade de reboque, mas eles são grandes, volumosos, desajeitados e sedentos por combustível. Para transportar um reboque pesado, eles podem ser a coisa certa, mas se é principalmente assentos e capacidade de carga que você está procurando, você pode ficar melhor servido com um dos maiores modelos de porte médio ou um minivan. Embora possa não ter uma imagem aventureira de um SUV, uma minivan pode ter economia de combustível muito melhor e ser mais silenciosa, mais confortável e mais flexível para alternar entre pessoas e tarefas de carga. Mas uma minivan não será tão capaz de rebocar e certamente não serve para off-road.

Características importantes na escolha de um SUV

Abaixo, destacamos os recursos importantes a serem considerados ao comprar um SUV.

Motores e economia de combustível

Os SUVs econômicos são normalmente movidos por um motor de quatro cilindros, com alguns oferecendo um turbocompressor. Embora muitos desses pequenos SUVs sejam econômicos, alguns modelos de quatro cilindros oferecem um desempenho sem brilho, especialmente quando o SUV é totalmente carregado ou em subidas. A maioria dos utilitários esportivos médios vem com um motor V6 que geralmente fornece um bom equilíbrio de potência e economia de combustível. Alguns modelos de tamanho médio e grande estão disponíveis com um V8 que oferece aceleração sem esforço e é melhor para reboque pesado, mas os cilindros extras geralmente cobram um alto preço no consumo de combustível.

As transmissões manuais são raras no segmento SUV, embora ainda possam ser encontradas em alguns modelos menores. Muitas transmissões automáticas fornecem um modo de troca manual que fornece funcionalidade semelhante a uma verdadeira transmissão manual, permitindo que o motorista selecione uma marcha sem usar uma embreagem. Modelos com transmissões automáticas de seis, sete, oito e nove marchas ou transmissões continuamente variáveis ​​(CVTs) geralmente oferecem melhor economia de combustível do que uma transmissão manual tradicional.

Rodas motrizes

Todos os SUVs estão disponíveis com tração nas quatro rodas ou tração nas quatro rodas, com a maioria oferecendo uma opção de tração nas duas rodas. Muitos SUVs baseados em caminhonetes ainda oferecem versões com tração traseira, enquanto os crossovers tendem a ser tração dianteira quando apenas duas rodas estão em operação.

Os AWD e o 4WD fornecem energia para todas as rodas, mas não são exatamente a mesma coisa. O AWD é um sistema mais leve que permanece engajado e pronto para distribuir energia a qualquer momento. O AWD é normalmente bom para condições climáticas adversas normais e condução off-road moderada. Outra diferença é que o 4WD inclui engrenagens de alcance baixo para enfrentar terrenos off-road difíceis, como rochas ou descidas íngremes fora do pavimento. Se você dirigir quase exclusivamente em um pavimento sem lama ou água, considere um modelo de tração nas duas rodas, que geralmente proporciona melhor economia de combustível. Se você escolher 4WD, procure um sistema que ofereça operação em tempo integral em 4WD. Veículos com sistemas de meio expediente não devem ser dirigidos em pavimento seco no modo 4WD.

Reboque

Os SUVs baseados em caminhonetes normalmente oferecem muito mais capacidade de reboque do que qualquer outro tipo de veículo, exceto em comparação com picapes. Alguns modelos maiores podem rebocar o equivalente a uma pequena casa móvel, barco grande ou trailer. Geralmente, os SUVs baseados em carros não são capazes de reboque, embora alguns modelos de médio porte poderosos consigam extrair força o suficiente para um pequeno barco ou trailer. Analise a classificação da capacidade de reboque e certifique-se de obter um veículo que possa lidar confortavelmente com a carga que será rebocada. SUVs de médio e grande porte geralmente exigem um pacote de reboque opcional para atingir a classificação máxima.

Fora da estrada

A maioria dos utilitários esportivos é projetada para parecer que eles estão prontos para enfrentar a vida selvagem, mas se você quiser levar o SUV para o off-road, precisará de um SUV verdadeiramente projetado e equipado para essa finalidade. Um SUV off-road adequado deve ter um sistema de tração nas quatro rodas com faixa baixa, folga elevada no solo e placas antiderrapantes para proteger os componentes mecânicos da parte inferior da carroçaria. O Jeep Wrangler é um dos SUVs off-road mais capazes, mas seus modos on-road e economia de combustível sofrem como resultado. Modelos Land Rover maiores são adeptos fora de estrada, assim como os modelos da Toyota. Modelos grandes baseados em caçambas costumam ter sistemas de tração nas quatro rodas de baixo alcance e podem ser facilmente modificados com peças de reposição, mas a extensão extra de SUVs grandes, como os da Chevrolet e da Ford, podem ser um obstáculo em trilhas estreitas .

Acesso

A maioria dos utilitários esportivos oferece portas dianteiras e traseiras amplas e ampla folga na cabeça, o que ajuda na entrada e na saída. Mas como a distância ao solo é maior do que a de um carro, pode ser difícil para pessoas mais baixas, crianças e deficientes entrarem neles. Os assentos na terceira fileira, se oferecidos, costumam ser especialmente difíceis de acessar. Se você acha que precisará usar a terceira fila, procure modelos com aberturas largas nas portas traseiras e experimente o mecanismo para mover os bancos da segunda fila para a frente.

Assento

Quase todos os SUVs transportam até cinco pessoas. Alguns modelos de tamanho médio e de tamanho completo incluem um assento na terceira fileira que aumenta a capacidade de passageiros para sete ou oito. Mas os assentos na terceira fila são tipicamente apertados e são adequados apenas para crianças. Além disso, muitos SUVs de três linhas oferecem espaço de carga limitado quando os assentos da terceira fila são implantados. A maioria dos assentos da terceira fila pode ser rebatida no piso de carga traseiro quando não estiver em uso, abrindo espaço para bagagem adicional.

Carga

As versáteis configurações de assento de um SUV significam que todo o espaço atrás dos assentos dianteiros pode ser usado como espaço de carga, se necessário. Isso é feito com assentos de segunda e terceira fila que se dobram ou são removíveis. O tipo mais conveniente de assento na terceira fileira é aquele com um design dividido, de modo que uma parte pode ser dobrada para espaço de carga, permitindo que alguém se sente na outra seção. Os SUVs geralmente tem um piso de carga mais alto do que uma minivan, o que pode dificultar o carregamento de objetos pesados. Por outro lado, os modelos baseados em caminhões geralmente tem capacidades de carga máxima mais altas, para que você possa carregar mais peso. Alguns até oferecem plataformas motorizadas, facilitando o acesso ao compartimento de carga com as mãos cheias.

Características de segurança

As estatísticas mostram que os SUVs tem uma porcentagem maior de acidentes com capotagem de veículo único do que os carros, principalmente porque são mais altos e pesados. As classificações de segurança incluem avaliações de capacidade de evitar colisões e resultados de testes de colisão, com base em testes realizados pela indústria de seguros. Além disso, os testes de estrada detalham questões relativas à instalação de cadeiras para crianças e à adequação dos apoios de cabeça dianteiros e traseiros.

Quase todos os novos SUVs tem airbags laterais que protegem a cabeça, geralmente na forma de uma cortina lateral que cobre as janelas laterais dianteira e traseira. Estes airbags são projetados para manter os passageiros dentro de um capotamento.

O controle eletrônico de estabilidade é um recurso controlado por computador que aplica automaticamente e seletivamente os freios para evitar um deslizamento lateral. Este recurso potencialmente salvador é padrão em todos os novos veículos de passageiros, incluindo SUVs. Se você comprar um modelo usado, procure um com esse controle. Isso pode ajudar a reduzir o risco de uma capotagem e outros tipos de falha. Outro recurso bem vindo, o controle de tração, pode ajudar você a dar os primeiros passos em uma estrada escorregadia, mas não ajuda a deslizar lateralmente.

Sistemas de alerta de sensor de r[e, que avisam o motorista com um sinal sonoro e sinal visual quando o pára-choque traseiro está perto de um objeto sólido, como um carro estacionado ou uma placa de sinalização, estão se tornando mais comuns. Esses sistemas são comercializados como auxílios de estacionamento e eles funcionam bem para isso. Mas eles não são confiáveis ​​o suficiente para serem usados ​​como sistemas de segurança de backup que podem detectar uma criança pequena atrás do veículo. Uma alternativa melhor para segurança de backup é uma câmera de vídeo traseira grande angular, um recurso conveniente que é vem se tornando padrão em todos os veículos novos.

Tecnologias Avançadas de Segurança

Avisos de colisão frontal e frenagem de emergência automática são dois sistemas de valor que estão se tornando rapidamente equipamentos padrão em muitos veículos novos. A tecnologia de aviso de colisão frontal (FCW) fornece um alerta visual, audível e / ou tátil para avisar o motorista de uma colisão iminente com um carro ou um objeto diretamente em seu caminho. Se um carro equipado com frenagem de emergência automática (AEB) detecta uma colisão em potencial e você não reage a tempo, ele começa a frear para você.

Outros avanços modernos de segurança incluem sistemas de telemática que alertam o pessoal de emergência caso um airbag seja acionado; sistemas de aviso de partida de faixa que soam um alerta se você mudar de faixa sem sinalizar; a manutenção da faixa de rodagem ajuda a centrar o veículo na faixa se você começar a sair do caminho e sistemas de aviso de ponto cego que indicam veículos dirigindo nos pontos cegos para o lado e para trás de você.

Entretenimento e conveniência

Os mais recentes produtos eletrônicos móveis permitem que os carros ofereçam a fidelidade do home theater, além da conectividade com smartphones Bluetooth, compatibilidade com Android Auto/Apple CarPlay e orientação de navegação. Os sistemas fornecidos de fábrica geralmente oferecem controles ativados por voz para áudio, telefone e navegação com vários níveis de sofisticação. Você encontrará freqüentemente controles de áudio redundantes no volante.

Sistema de áudio

O pacote de áudio padrão é um sintonizador de rádio estéreo com alto-falantes à esquerda e à direita e para frente e para trás, com rádio via satélite e várias entradas para dispositivos externos. Os CD players estão se tornando raros. Um sistema atualizado normalmente tem um amplificador mais potente (para que você possa tocar música alta com distorção mínima), além de mais alto-falantes de melhor qualidade para melhorar a clareza e a separação do som. Sistemas de nível superior adicionam campos sonoros digitais, cancelamento de ruído e som surround.

Muitos SUVs de tamanho médio e grande oferecem um sistema de entretenimento no banco traseiro que consiste em um DVD ou Blu-ray player, telas montadas nos encostos de cabeça do banco traseiro ou dobradas no teto e fones de ouvido sem fio. Alguns SUVs tem tomadas e portas de entrada de vídeo que permitem que um sistema de videogame (desde que haja também uma tomada elétrica) ou outro dispositivo externo seja conectado. Os SUVs em todos os níveis têm uma porta USB para conectar um smartphone ou um MP3 player e o carregamento de dispositivos móveis.

Satélite e Rádio digital

O rádio por satélite baseado em assinatura oferece uma ampla seleção de canais, atendendo a uma variedade de interesses musicais e de informações, com serviço ininterrupto de costa a costa. Os pacotes de assinatura variam e você pode adicionar serviços para o seu smartphone, computador e rádio via satélite em casa por uma taxa adicional.

O Rádio digitalpermite que estações AM e FM convencionais (terrestres) transmitam seu conteúdo através de sinais digitais com maior fidelidade. Ele também permite que as estações adicionem mais programação em vários subcanais adicionais que podem ser transmitidos ao lado da frequência principal de uma estação. Essa função pode ser usada para fornecer atualizações de tráfego, informações meteorológicas ou conteúdo musical mais diversificado. Dependendo de onde você mora, alguns sistemas funcionam melhor que outros. As melhores interfaces do sistema de áudio têm um botão conveniente para desligar o modo de digital se você achar que as estações entram e saem do sinal.

Sistemas de Navegação e Conectividade

Os sistemas de navegação no veículo são um recurso útil se você costuma dirigir em um território desconhecido. Eles costumam custar algo extra quando oferecidos sozinhos, mas os sistemas de navegação costumam ser acompanhados de outros recursos, como uma câmera de segurança ou um sistema de áudio de última geração, que podem adicionar mais valor a um SUV usado completo. Os sistemas incorporados tem telas grandes e claras montadas no centro do painel e geralmente possuem controles intuitivos. Eles estão perfeitamente integrados ao painel e a maioria dos sistemas usa telas sensíveis ao toque que facilitam a entrada de destinos e a navegação pelos menus.

A maioria responde a comandos de voz, dando-lhe a segurança adicional de manter os olhos na estrada e as mãos no volante. Por uma taxa de assinatura, muitos sistemas podem fornecer relatórios de tráfego em tempo real que podem alertá-lo sobre o tráfego congestionado, acidentes ou construção de estradas. Mas as unidades GPS de painel portátil podem oferecer a maioria das mesmas capacidades por muito menos dinheiro. E, claro, os smartphones podem fornecer ótimas orientações de navegação.

A conectividade Bluetooth agora é onipresente, permitindo que dispositivos como smartphones se comuniquem sem fio com o sistema de áudio do carro. Isto permite uma operação conveniente do telefone handsfree, bem como a reprodução de música armazenada no telefone. Muitos sistemas de infoentretenimento podem transmitir áudio de origem da Internet para o carro usando aplicativos.

Os sistemas de telemática usam uma combinação de telefone celular e tecnologia GPS para conectar os motoristas a um call center com funcionários 24 horas por dia, sete dias por semana, com o toque de um botão. Por uma taxa mensal ou anual, esses serviços de concierge podem fornecer orientações e outras ajudas de viagem. Eles também têm um recurso SOS que chama automaticamente para verificar o carro depois de um acidente. Se necessário, esses sistemas podem solicitar serviços de emergência, usando o receptor GPS integrado do carro para dar a localização do seu carro aos socorristas.

Comprar o SUV novo ou usado?

Quando no mercado para comprar um SUV, a primeira consideração é se comprar novo ou usado. Comprar um novo SUV certamente tem seus benefícios. Os novos utilitários esportivos tem os equipamentos de segurança mais recentes e melhorias de engenharia, sem mencionar a garantia de fábrica para problemas. Com um novo veículo, você sabe o que está recebendo e você não precisa se preocupar com possíveis problemas de serviço ou danos ocultos por colisão. Além disso, você pode escolher entre cor, linha de tecnologia e adicionais. E as taxas de financiamento são tipicamente mais baixas do que para um veículo usado. A principal desvantagem de comprar um novo SUV é a rápida depreciação. Um novo veículo pode perder metade do seu valor nos primeiros dois ou três anos na estrada. Se você financiar seu SUV com um baixo pagamento, você pode facilmente encontrar-se tomando um prejuízo.

SUVs usados ​​podem ser uma alternativa bem-vinda. O mercado de carros usados ​​é cerca de três vezes o tamanho do mercado de carros novos, então há muitos veículos para escolher. Uma das melhores estratégias é encontrar um SUV que você goste com apenas dois ou três anos de idade. Esse veículo já teve seu maior impacto de depreciação e deve ter a maior parte de sua vida útil pela frente. Os veículos modernos, se bem mantidos, podem permanecer na estrada por 200.000 quilômetros ou mais.

Cuidado com os SUVs que foram intensamente atualizados para off-road. Modificações como rodas e pneus grandes e mudanças de direção e suspensão podem afetar a maneira como um SUV lidará em uma manobra de pânico, como um desvio de emergência. Equipamentos e instalações inadequados podem causar desgaste acelerado, levando a reparos dispendiosos. A lama e a sujeira nas fendas, sob o capô ou em locais de difícil acesso podem ser um indicador de uso severo fora de estrada.

A chave para selecionar um bom SUV usado é focar na confiabilidade, mesmo quando um automóvel em perspectiva ainda estiver coberto por sua garantia original de fábrica. Procure um veículo que tenha se saído bem em avaliações e testes de confiabilidade. Por muitos anos, as estrelas de confiabilidade geralmente estão em modelos japoneses. Mas um punhado de modelos de outras marcas também tem sido destaque.

As pontuações de confiabilidade não garantem, é claro, mas elas carregam o peso da probabilidade. Se você comprar um SUV com altos índices de confiabilidade, as probabilidades estão do seu lado. Ao mesmo tempo, todo carro usado é único. Uma cuidadosa inspeção de pré-compra continua sendo uma parte vital do processo. Se você pesquisar e cuidar da seleção de carros, um SUV usado pode economizar muito dinheiro a longo prazo.

Seja comprando novo ou usado, é importante fazer pesquisa se você for escolher um bom modelo e seguir com uma negociação eficaz.

Como vocês pretendem escolher seu SUV usado? Quais procedimentos julgam necessários?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário