Chery Celer: versões, motor, e características!

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

O Chery A13, também conhecido como Fulwin 2 ou Chery Celer no Brasil, é um carro subcompacto fabricado pela montadora chinesa Chery. É o sucessor do A15 (Cowin) na linha de Chery.

O carro foi apresentado pela primeira vez no Salão de Automóvel de Pequim em 2008. Uma versão facelift foi introduzida no Salão Automóvel de Guangzhou de 2012.

Seus rivais incluem o Faw Oley, Jac J3, Honda Amaze, Nissan March, Toyota Etios e Suzuki Swift.

Chery Celer: motor

É alimentado por um motor a gasolina de 1,5 litro de 16 válvulas da família Chery ActEco, com uma potência máxima de 80 kW ou 0107 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 140 N⋅m (103 lb⋅ ft) a 3.000 rpm. A velocidade máxima é de 160 km/h.

Leia também

Chery Celer: características de design

No Chery Celer, o corpo foi criado pelo estúdio italiano Torino Design sobre os princípios de Bionics. O exterior do carro é bastante agressivo e esportivo. Essa sensação é criada devido à óptica volumétrica da cabeça de forma incomum, pára-choques pesados e paredes laterais com estampamento em relevo. A alimentação ligeiramente inclinada com grandes ópticas traseiras complementa a aparência dinâmica moderna.

Exterior do Chery Celer

Um design bem moderno, o Chery Celer é um veículo com muitas características boas para seu preço mais em conta. (Imagem: Chery)

Espaço do Chery Celer

Apesar da aparência do sedã, a tampa do porta malas abre junto com a janela traseira, então o bônus do Chery é um exemplo raro de um liftback no segmento mais barato de veículos. No interior, sem excessos de design: tudo é com moderação, mas racional.

O interior é feito em tons pretos e cinzentos. Plástico duro, botões quadrados, reviravoltas redondas. O painel de instrumentos é destacado em vermelho e um dispositivo pode ser conectado ao sistema multimídia. O assento do motorista é regulado não apenas horizontalmente, mas também verticalmente, a coluna de direção é ajustável pelo ângulo.

Na segunda fila, há espaço para as pernas, mas o teto fica baixo sobre as cabeças de passageiros altos. Embora a linha do teto do liftback seja bastante alta, ela cai visivelmente para trás. O espaço interno permite posicionar o carro como 5 lugares.

A tampa do porta-malas larga fornece fácil acesso ao compartimento de carga liftback. Quando totalmente sentado em alguns lugares, a capacidade do porta malas é de 370 litros. Ao dobrar as costas dos bancos traseiros (separadamente em uma proporção 60/40), o espaço de carregamento aumenta para 1.400 litros.

O interior do Chery Celer

O interior do Chery Celer é simples, mas com tudo que é necessário para o conforto em um veículo da categoria. (Imagem: Chery)

Chery Celer: motor e transmissão

O Chery Celer está equipado com um motor SQR477F de 1,5 litro e capacidade de 109 litros. com., Ele foi criado em conjunto com a empresa austríaca AVL.

O torque máximo do motor de 16 válvulas atinge 140 nm. Juntamente com ele, uma caixa de câmbio manual de 5 velocidades QR515MHA é instalada. A suspensão dianteira é independente, McPherson, e a traseira é semi-independente, com amortecedores hidráulicos.

Versões do Chery Celer

O Chery Celer estará disponível em quatro níveis de acabamento: básico, básico plus, conforto e luxo. O equipamento básico inclui um airbag, direção hidráulica, ar condicionado, imobilizador, bloqueio central e janelas elétricas dianteiras.

A versão Básica Plus foi complementada por janelas elétricas traseiras, espelhos de energia e lâmpadas de neblina aquecidas, e no porta-malas, há uma roda sobressalente em tamanho real.

A versão conforto recebeu tampas decorativas em discos de aço, freios anti-bloqueio (ABS) com distribuição de força de freio (EBD), bancos dianteiros aquecidos e um sistema de áudio com 4 alto-falantes. O equipamento de ponta de luxo de equipamentos possui rodas de liga leve, sensor de estacionamento, sistema de áudio com 6 alto-falantes e sensores de estacionamento.

O carro possui o mínimo necessário de segurança ativa e passiva do motorista e dos passageiros. Nas versões básicas, há apenas uma “almofada” – a frontal para o motorista. E somente nos níveis de acabamento de conforto e luxo, são fornecidos airbags dianteiros SRS duplos para o motorista e o passageiro da frente.

A deformação programável da frente da máquina diminui bastante a força de impacto, mesmo com uma colisão frontal grave. Os resultados dos testes de colisão mostraram que amplificadores maciços do telhado, corpo e portas permitem que você economize espaço intacto nos acidentes rodoviários.

Chery Celer Hatchback

O Celer não passou no teste de “choque” de acordo com o método Euroncap, apenas os resultados do teste de “elevador” de acordo com os padrões chineses C-NCAP são conhecidos (o programa é caracterizado por condições relativamente leves). Um pouco mais tarde, houve uma versão com um hatchback.

O Hatchback ficou um pouco mais curto que o sedã. O comprimento é de 4139 mm, largura – 1686 mm e altura – 1492 mm. O volume do porta -malas é de 380 litros, mas se você dobrar a parte traseira do banco traseiro – ele crescerá instantaneamente para 1300 litros.

O que acham do Chery Celer? Gostam do carro ou acham que ele ainda precisa de melhorias? Compartilhem conosco seus pensamentos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário