O que é chave codificada? Como funciona?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Quase todos os carros novos na estrada hoje vêm com algum tipo de “chave do transponder”, também conhecida como chave codificada. Quase todos os fabricantes de automóveis usam uma chave codificada para seus veículos. Espero que este post o ajude a entender mais sobre elas, seu funcionamento e seus aspectos positivos.

O que é chave codificada?

Simplificando, essas teclas possuem um transmissor de radiofrequência dentro delas. Um dispositivo próximo ao interruptor de ignição do veículo possui um receptor. A chave transmite um sinal de nível extremamente baixo que o veículo pode detectar apenas quando a chave está no interruptor.

Leia também

Por que os fabricantes usam a chave transponder?

Eles são usados ​​para impedir que o carro seja ligado a quente. O carro não dará partida se o dispositivo no interruptor não detectar o sinal de nível baixo da chave. Se uma chave copiada for usada sem o sinal adequado, o carro não dará partida. Se alguém tentar ligar o carro a quente, o carro não dará partida porque não há sinal da chave.

Chaves codificadas

Uma chave codificada tem um chip que só o veículo com o qual ela está codificada ira funcionar. (Foto: Lightning Locksmith)

Como posso saber se tenho uma chave codificada?

Na maioria dos casos, a parte plástica da chave será mais espessa do que uma chave sem transponder. Nem sempre é esse o caso, mas é um bom sinal. Outro teste é enrolar a parte plástica da chave com várias camadas de papel alumínio e tentar ligar o carro. Se não iniciar, há um codificadorpresente. Existem algumas exceções a essa regra, mas não muitas.

Outra indicação de que você tem uma chave de transponder é se é cara. Ligue para o seu revendedor com o seu número do veículo e pergunte quanto custará uma chave de substituição. Se for um dinheirinho caro, há grandes chances de que não seja uma chave do transponder. Novamente, existem algumas exceções, mas não muitas.

Chave codificada e partida remota

Na sua forma mais básica, um acionador de partida remoto para carros serve para ligar a fiação do seu carro de uma maneira muito precisa e controlada. Se o carro não detectar o sinal da chave, sua partida remota falhará ao dar partida no carro.

Há vários dispositivos disponíveis para contornar esse problema durante a inicialização remota. Esses dispositivos enganam o carro, acreditando que a chave está presente. É importante observar que isso só está acontecendo durante o ciclo de inicialização remota. Não é removida de forma alguma a proteção que a chave do transponder fornece. Simplesmente é ignorado o ciclo inicial.

Como posso obter uma cópia de uma chave codificada?

Nem sempre é claro para quem você deve recorrer se sua chave do transponder foi perdida, roubada ou parou de funcionar. Se você precisa de uma chave de substituição, de uma bateria nova ou de ter uma nova chave programada, pergunte a um chaveiro confiável e capacitado para trabalhar com chaves codificadas.

Muitas pessoas não sabem que os chaveiros podem ajudar com chaves remotas. Estes proficcionais usam o mesmo equipamento das concessionárias para substituir as chaves transponder e programar novas. Eles têm as habilidades necessárias para fazer uma cópia perfeitamente funcional por uma fração do preço.

Esperamos não ter deixado qualquer dúvida. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários suas perguntas, e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário