Freio de mão não segura, o que fazer?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Um freio de estacionamento ou freio de mão é uma das coisas essenciais no carro. Seu carro sempre precisa de uma pausa após qualquer viagem frutífera. Um motorista profissional nunca se esquece de envolver o freio de mão em qualquer situação, seja as colinas ou qualquer área de estacionamento.

Freio de mão: o que é?

Os freios de mão operam através de uma alavanca de mão. Como o nome sugere, o principal objetivo dos freios de estacionamento é parar o carro de se mover enquanto estiver estacionado. Um freio de mão funciona no cabo conectado ao eixo e à alavanca de mão. A primeira coisa a considerar se o freio de mão não funcionar é investigar o cabo e repará-lo significativamente.

Leia também

Vamos falar sobre “como solucionar este problema” no carro abaixo.

O que fazer quando o freio de mão não segura?

O que fazer quando o freio de mão não funciona? O processo de solução de problemas

O freio de estacionamento ou freio de mão é apenas como o travão de pedal regular envolvido para parar o carro. No entanto, as coisas são um pouco diferentes com os freios de mão, porque ele garante que o carro não se muda do lugar. O freio de estacionamento funciona através de uma alavanca operada à mão que está localizada no meio do assento de passageiros e do motorista. Os profissionais chamam esse processo como o mecanismo de freio conectado através de um cabo de freio de estacionamento. Este cabo é a primeira coisa a olhar quando o freio de mão não funciona.

Então, vamos falar sobre todo o processo de solução de problemas para se livrar disso agora

1. Investigue o cabo do freio de mão

O problema geral com um freio de mão é que o cabo começa a torcer ou colidir de alguns lugares. Assim que o carro continua a deslizar mesmo após o envolvimento da alavanca do freio, má sorte! Os freios de mão se foram. O primeiro passo que se pode tomar após o freio de mão não funcionar é examinar o cabo inteiro da alavanca da mão para os tambores de roda. Investigue o cabo para torções, solavancos ou cortes e continue o processo.

Freio de mão do carro

Caso o freio de mão do veículo apresente problemas, é importante diagnosticar e encontrar uma solução. (Imagem: Haynes Manual)

2. Reparar ou substituir o freio de mão

Esse problema pode surgir mesmo depois de dirigir as estradas esburacadas. Os furos fazem o cabo sair do alinhamento e interferir o sistema de frenagem. Se as coisas são assim, coloque o cabo no local e tente alinhá-lo perfeitamente. Alternativamente, se ainda for o freio de mão não funcionar, vá para a substituição o quanto antes.

3. Limpe os tambores dos freios

Os tambores de freio empoeirados ou sujos são as questões comuns relacionadas à falha no freio. A sujeira começa a se misturar com o óleo e resultar em sufocos de freio. Limpe toda a sujeira e óleo de sapatos de freio e tambores de freio para evitar essas situações finicky. Opção de dicas de manutenção dos especialistas pode ajudar a suportar essas circunstâncias.

Freio de mão: manutenção passo a passo

Parte 1 de 3: Diagnosticar a alavanca de estacionamento ou pedal para ajuste ou condição presa

Preparando o veículo para verificar a alavanca de freio de estacionamento ou pedal

Materiais necessários

Alicates

Lanterna

Óculos de segurança

Calços de roda

Passo 1: estacione seu veículo em uma superfície plana e dura. Certifique-se de que a transmissão esteja no P (para automática) ou na primeira marcha (para manuais).

Passo 2: coloque os calços da roda ao redor dos pneus traseiros que permanecerão no chão. Envolva o freio de estacionamento para a trave os pneus traseiros de se mover.

Verificando a condição da alavanca de freio de estacionamento ou pedal

Passo 1: coloque seus óculos de segurança e pegue sua lanterna localize a alavanca do freio de estacionamento ou o pedal.

Passo 2: verifique se a alavanca ou pedal está preso. Se a alavanca ou pedal estiver congelada no lugar, pode ser de ferrugem nos locais da dobradiça ou os pinos estão quebrados.

Passo 3: z parte de trás da alavanca ou pedal para o acessório de cabos de freio de estacionamento. Verifique se o cabo está quebrado ou desgastado. Se você tem um cabo com um parafuso conectado, verifique se a porca ficou solta.

Passo 4: tente definir e redefinir a alavanca de estacionamento ou pedal. Verifique a tensão enquanto você define o freio de estacionamento. Além disso, verifique se há um ajustador na alavanca. Se houver, verifique se ele pode ser girado. Se o ajustador de alavanca não puder ser virado à mão, você pode colocar um par de bloqueios de canal no ajustador e tentar libertá-lo. Às vezes, o ajustador torna-se enferrujado e os fios ficam travados.

Limpando depois de executar o diagnóstico

Passo 1: Recolha todas as ferramentas e coloque-as fora do caminho. Retire os calços das rodas das rodas traseiras e coloque o lado.

Se necessário executar um reparo da alavanca do freio de estacionamento ou pedal que esteja fora de ajuste ou preso, entre em contato com um mecânico profissional.

Parte 2 de 3: Diagnosticar o cabo do freio de estacionamento se for esticado

Preparando o veículo para verificar o cabo de freio de mão

Materiais necessários:

Lanterna

Macaco

Suporte para o veículo

Óculos de segurança

Calços de roda

Passo 1: estacione seu veículo em uma superfície plana e dura. Certifique-se de que a transmissão esteja no parque (para automática) ou na primeira marcha (para manuais).

Passo 2: coloque os calços da roda ao redor dos pneus traseiros que permanecerão no chão. Envolva o freio de estacionamento para a trave os pneus traseiros de se mover.

Passo 3: levante o veículo. Usando um macaco de piso que é recomendado para o peso do veículo, levante sob o veículo em seus pontos especificados até que as rodas estejam completamente fora do solo.

Passo 4: coloque o suporte do veículo. O suporte deve ir sob os locais do ponto de vista. Em seguida, abaixe o veículo para os suportes. Para a maioria dos carros modernos, os pontos de recompensa para os stands de Jack estarão na pitada solda apenas sob as portas ao longo do fundo do carro.

Verificando a condição do cabo de freio de estacionamento

Passo 1: coloque seus óculos de segurança e pegue sua lanterna localize o cabo de freio de estacionamento na cabine do veículo.

Passo 2: verifique se o cabo é esticado. Se você tem um cabo com um parafuso conectado, verifique se a porca ficou solta.

Passo 3: vá sob o veículo e verifique o cabo ao longo do material rodante do veículo. Use a sua lanterna e verifique se o cabo tem quaisquer montagens que tenham saído ou quebrem.

Passo 4: olhe para as conexões. Examine as conexões para ver onde o cabo de freio de estacionamento se conecta aos freios traseiros. Verifique se o cabo é esticado onde ele se conecta aos freios traseiros.

Abaixando o veículo depois de executar o diagnóstico

Passo 1: Recolha todas as ferramentas e coloque-as fora do caminho.

Passo 2: levante o veículo. Usando um macaco de piso que é recomendado para o peso do veículo, levante sob o veículo em seus pontos de suporte especificados até que as rodas estejam completamente fora do solo.

Passo 3: remova os suportes e mantenha-os longe do veículo.

Passo 4: abaixe o veículo para onde todas as quatro rodas estão no chão. Puxe o macaco e coloque-o de lado.

Passo 5: retire os calços das rodas das rodas traseiras e coloque o lado.

Tenha o cabo de freio de estacionamento substituído por um mecânico profissional, se necessário.

Parte 3 de 3: Diagnostique a condição dos sapatos de freio de estacionamento ou sapatas de freio

Preparando o veículo para verificar as sapatas de freio de estacionamento ou almofadas

Materiais necessários

Lanterna

Chave de fenda de ponta plana.

Macaco

Suporte de macaco

Conjunto de soquete métrico

Conjunto de chave métrica

Óculos de segurança

Martelo

Trena

Chave de pneu

Chave de torque

Calços de roda

Passo 1: estacione seu veículo em uma superfície plana e dura. Certifique-se de que a transmissão esteja no parque (para automática) ou na primeira marcha (para manuais).

Passo 2: coloque os calços da roda ao redor dos pneus traseiros que permanecerão no chão. Envolva o freio de estacionamento para a trave os pneus traseiros de se mover.

Passo 3: use um ferro de pneu para soltar as nozes nas rodas traseiras.

Nota: não remova as porcas até que as rodas estejam fora do chão

Passo 4: levante o veículo. Usando um macaco de piso que é recomendado para o peso do veículo, levante sob o veículo em seus pontos de jaque especificados até que as rodas estejam completamente fora do solo.

Passo 5: coloque o suporte de veículo. Os suportes devem ir sob os locais do ponto de vista. Em seguida, abaixe o veículo para os suportes. Para a maioria dos carros modernos, os pontos de recompensa para os suportes estarão sob as portas ao longo do fundo do carro.

Verificando a condição dos sapatos de freio de estacionamento ou sapatas

Passo 1: coloque seus óculos de segurança e pegue sua lanterna vá para as rodas traseiras e remova as porcas. Tire as rodas traseiras.

Nota: se o seu veículo tiver um boné de cubo, você precisará removê-lo primeiro antes de remover as rodas. A maioria dos tampões de cubo pode ser removida por uma grande chave de fenda de ponta, onde os outros precisam ser removidos pelo ferro do pneu.

Passo 2: se o seu veículo tiver freios a tambor, pegue um martelo de trenó. Bata no lado do tambor para libertá-lo a partir dos prisioneiros e centros de centralização.

Aviso: não acerte os pregos da roda. Se você fizer isso, você precisará substituir os pregos de roda danificados, o que pode levar algum tempo.

Passo 3: remova os tambores. Se você não puder remover os tambores, talvez seja necessário usar sua chave de fenda para soltar as sapatas de freio traseiro.

Nota: não saia do tambores para você pode danificar a placa de apoio.

Passo 4: quando os tambores estiverem desligados, verifique a condição das sapatas de freio traseiro. Se as sapatas de freio estiverem quebradas, você precisará fazer uma ação de reparação neste momento. Se as sapatas de freio estiverem desgastadas, mas ainda há revestimentos para ajudar a parar o veículo, depois tire uma fita métrica e meça a quantidade de revestimentos que são deixados. A quantidade mínima de revestimentos não deve ser mais fina que 2,5 milímetros ou 1/16 de uma polegada.

Se você tiver freios de disco traseiros, precisará remover as rodas e verificar as almofadas para desgaste. As almofadas não podem ser mais finas que 2,5 milímetros ou 1/16 de uma polegada. Se você tiver freios traseiros de disco, mas ter um freio de estacionamento de tambor, você precisará remover os freios e o rotor de disco. Alguns rotores têm cubs neles, então você precisará remover a porca de travamento do cubo ou pino e bloquear a porca para tirar as calotas. Quando você terminar de inspecionar os freios de tambor, então você pode colocar o rotor e remontar os freios de disco traseiros.

Nota: quando você tiver o rotor e tiver um hub nele, você desejará verificar os rolamentos para desgaste e condição e é sugerido substituir a vedação da roda antes de colocar o rotor de volta no veículo.

Passo 5: quando você terminar de diagnosticar o veículo, se você planeja trabalhar nos freios traseiros mais tarde, você precisará colocar os tambores de volta. Ajuste as sapatas do freio mais apertadas se você tivesse que apoiá-los. Coloque o tambor e a roda. Coloque a porca e aperte-os com o ferro do pneu.

AVISO: Não tente operar um veículo para onde os freios traseiros não operam corretamente. Se os revestimentos ou almofadas de freio estiverem abaixo do limiar, o veículo não poderá parar de maneira ordenada.

Abaixando o veículo depois de executar o diagnóstico

Passo 1: recolha todas as ferramentas e sua trepadeira e coloque-as fora do caminho.

Passo 2: levante o veículo. Usando um jack de piso que é recomendado para o peso do veículo, levante sob o veículo em seus pontos de suporte especificados até que as rodas estejam completamente fora do solo.

Passo 3: remova o suporte e mantenha-os longe do veículo.

Passo 4: abaixe o veículo para onde todas as quatro rodas estão no chão. Puxe o jack e coloque-o de lado.

Passo 5: obtenha uma chave de torque e torqueie as porcas. Certifique-se de usar um padrão de estrelas para garantir que as rodas estejam atestadas corretamente sem efeito de execução ou Wobble. Coloque a calçada. Certifique-se de que a haste da válvula seja visível e livre de entrar em contato com a calota.

Valores de torque de porca de roda (verifique no manual do veículo para o valor específico):

4 cilindros e veículos com motor V6: 80 a 90 libras pé

Motores V8 em carros e vans: 90 a 110 libras pé

Grandes vans, caminhões e reboques: 100 a 120 libras pé

Uma tonelada e 3/4 de tonelada: de 120 a 135 libras pé

Passo 5: retire os calços das rodas das rodas traseiras e coloque o lado.

Substitua as sapatas de freio de estacionamento se estiverem falhando.

Corrigindo o freio de estacionamento ou de mão que não vai se engajar pode ajudar a melhorar a frenagem do veículo e evitar qualquer dano ao sistema de freio e transmissão.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário