Como evitar a maresia em seu carro?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Itens que são rotineiramente expostos ao ar do mar salgado como barcos, carros e sua casa de praia são suscetíveis a danos dispendiosos. Proteger os metais da maresia é muito mais fácil do que ter de reparar ou substituir o que já foi corroído pela ferrugem. A manutenção simples e rotineira irá te ajudar em um longo caminho para prevenir a corrosão e pode poupar centenas de dólares a longo prazo, se fielmente executada para proteger seus investimentos e principalmente, seu meio de transporte para que ele não perca valor e não te cause muitas dores de cabeça no futuro.

Leia também

Para as lavagens semanais de seu carro e de todas as ferramentas que você utiliza nele, misture água limpa, fresca e um detergente suave. Use água e sabão para limpar as superfícies com uma esponja após cada uso. Siga cada lavagem com água limpa e fresca para enxaguar. Seque bem todas as superfícies após a lavagem com uma toalha seca e que tenha uma boa capacidade de absorção. Afinal, não é só o ar do mar que pode causar a ferrugem, ele só agrava o problema.

Cubra e inspecione todas as superfícies metálicas, inclusive próximas ao seu carro. Elas podem sinalizar que ele está em um ambiente hostil para ser guardado, requerendo cuidados diferentes. superfícies metálicas devem ser cobertas com uma lona impermeável para proteger da névoa de ar do mar e da chuva, mesmo quando o veículo estiver em uma garagem. Existem capas no mercado que são feitas sobre medida para diferentes tipos de veículos. Deixe elas bem amarradas ao veículo para que não voem.

Ferrugem agravada pela água salgada

Se você não quiser que seu carro fique desse jeito, é melhor protegê-lo o quanto antes da maresia. (Foto: autos.sympatico.ca)

Outra coisa que deve ser feita é inspecionar as superfícies metálicas mensalmente ou, se preferir, semanalmente. Procure sinais de corrosão pelo veículo, principalmente no motor do carro. O menor arranhão em sua lataria pode se tornar um ponto de forte corrosão e seu veículo pode ter danos estéticos muito caros. Além disso, é preciso levar em conta que um motor oxidado tem um desempenho muito pior que um motor em bom estado de conservação.

Para melhorar sua prevenção, trate as superfícies metálicas com produtos de inibição de ferrugem, específicos para veículos. Todo utensílio de metal que seja utilizado no veículo também deve receber o mesmo tratamento, evitando assim que a corrosão se espalhe. Se mesmo assim algum sinal de ferrugem aparecer, remova-o com uma para de aço ou lixa antes de aplicar compostos de inibição de ferrugem. Ele deve ser aplicado com um pano limpo para superfícies metálicas expostas ou conforme indicado pelo fabricante do produto. Remova os excessos com uma toalha limpa

Finalmente, cobrir os itens para protegê-los da maresia é importante. Contudo, deixe espaço para a circulação do ar para evitar que a umidade produza mofo ou deixe um cheiro ruim no veículo. Não se esqueça que um bom mecânico também te dará dicas essenciais para manter seu veículo no melhor estado de conservação possível, além de também ser a melhor forma de manter seu veículo tinindo para uma futura revenda e o melhor preço possível.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário