Como escolher uma bota para andar de moto?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Poucas peças de kit de motocicletas são tão importantes para sua segurança de pilotagem quanto o seu calçado. Ao mesmo tempo, poucas peças são tão esquecidas quanto seus calçados. Você não acreditaria em quantas pessoas encontrei que deixam milhares de reais no melhor capacete, jaqueta e jeans e depois compram umtênis qualquer para pilotar suas motos.

Responsável por mudar de marchas e pela frenagem, seus pés são o segundo ponto de contato mais importante com sua moto, depois das mãos. Em um nível básico, seus pés também são responsáveis ​​por se locomover e executar tarefas diárias, para que você não deve economizar sobre o que desliza para os porquinhos se aproveitar sua mobilidade contínua.

Leia também

Como escolher botas para moto?

Encontrar a bota certa pode parecer intimidadora, dada a amplitude do que está disponível. E a pergunta se torna rotineiramente: que tipo de botas devo comprar para começar a pilotar? Felizmente, o que você tem que eu não tinha quando comecei a andar é a unidade.

Criamos um guia sobre por que você precisa de botas de motocicleta, quais botas estão disponíveis para você, como escolher o modelo certo e algumas outras perguntas frequentes.

Por que preciso de botas para pilotar moto?

As botas de motocicleta são muito diferentes em sua construção do que as botas do dia a dia. Kevlar é predominante na indústria, assim como os tecidos resistentes à abrasão e couro resistente. O Moto Footwear também é produzido com armadura, pois no caso de um acidente, um sapato normal não protege seu tornozelo, pés ou bezerros.

Da mesma forma, a maioria dos sapatos normais não é classificada para ser enviada por uma estrada e seu asfalto acidentado em velocidade. Se você acidentalmente colocar o pé no chão enquanto andava com um sapato normal, provavelmente queimará um buraco pela sola e pelo pé.

Quais são os diferentes tipos de botas para motociclistas?

Dado que existem muitas disciplinas de motocicletas, há um número igual de estilos. Uma para cada ocasião, por assim dizer. Para dar uma noção melhor do que você está olhando enquanto rola on-line para o seu próximo conjunto de calçados, quebramos os diferentes estilos de sapatos abaixo.

Versões de botas para motos

Diferentes tipos de botas para motos vão atender diferentes estilos de pilotagem e personalidade do piloto. (Imagem: Pinterest)

1. Sapato para motos

Os sapatos de motocicleta são uma invenção mais recente, pois muitas pessoas não gostaram dos estilos de botas de motocicleta do passado. Eles queriam algo com níveis semelhantes de proteção, mas mais elegantes e facilmente combinados com suas roupas do dia a dia e equipamentos de pilotagem.

Esses sapatos ainda passam por cima do tornozelo, mas têm uma aparência mais impressionante. Suas solas são muito mais resistentes que o sapato médio, assim como os painéis laterais, que podem ser feitos de couro, kevlar ou outro material resistente a rasgos.

2. Bota de motocicleta: estilo

Todo mundo quer sair, certo? Você quer ir para a praia, levar o seu parceiro em um encontro e voltar para casa. O que você não quer fazer é parecer um bobo quando você para um restaurante em um conjunto de botas de moto que você tem desde os 18 anos.

Os fabricantes de botas de motocicleta agora oferecem uma gama inteira de botas que podem ser combinadas com roupas mais agradáveis ​​e equipamentos de pilotagem; portanto, quando você sai da sua motocicleta e entra nas instalações, não é solicitado a sair ou remover à força por segurança.

Essas botas oferecem principalmente o mesmo nível de proteção que as botas de motocicleta padrão, mas você deseja analisar as especificações e o design deles antes de comprar. Cuidado com as botas que priorizam a aparência da força e a segurança.

3. Bota de motocicleta: esportiva

As botas esportivas são ótimas para a moto esportiva média, nua ou cruzador. Essas botas são projetadas para proteção em velocidade, mas não se estendem para proteger o bezerro. Essas botas mais altas fazem caminhar com uma dor depois que você desmonta.

Esse tipo de bota passa por cima do tornozelo e geralmente possui cadarços, laços, tiras de tornozelo de velcro e plástico rígido e rígido ao redor do calcanhar e tornozelo para aumentar a proteção. As botas esportivas geralmente são feitas de Kevlar e tendem a ser um pouco mais caras do que outras ofertas.

4. Bota de motocicleta: corrida

As botas são o que os profissionais usam sempre que pisam em uma pista de MotoGP. Eles combinam com seus couros completos e realmente deslizam sobre seus bezerros. Essa altura dessas botas está definida para manter os tornozelos seguros durante um acidente de alta velocidade, da qual eles costumam se afastar como se nada tivesse acontecido.

Essas botas são mais resistentes e têm paredes laterais mais grossas que estão subindo do tornozelo para o bezerro, mas são leves e fortes, e ainda oferecem flexibilidade suficiente para curvas rápidas. As botas de corrida são as principais especificações e os preços das principais especificações, no entanto. Eles são bons para os pilotos que correm regularmente ou vão caçar canyon, onde a segurança absoluta é uma necessidade.

5. Bota de motocicleta: aventura (adv)

Com uma motocicleta embaixo de você, alguns pneus off road e algumas botas sólidas, não há terreno que você não possa conquistar. As botas acima, no entanto, são lamentavelmente impróprias para esse estilo específico de pilotagem.

Essas botas são algumas das mais resistentes do mundo. Eles são feitos com proteção rígida no tornozelo e bezerro; Sistemas de trava multiponto para prender a bota em volta dos pés; salto duro, sola e proteção dos pés; e agarra para lidar com sujeira e detritos off-road.

As botas ADV variam de preço, mas os modelos duráveis ​​e duradouros que manterão os pés e as pernas seguros não são baratos.

6. Bota de motocicleta: off-road e enduro

As botas de motocicleta de moto suja se parecem muito com botas Adv. Eles são de tamanho, estatura e construção semelhantes, mas apresentam conchas externas de plástico mais duras para manter suas canelas e pés protegidos do cascalho do tamanho de uma ervilha sendo tiradas na parte de trás de uma moto suja na inclinação total.

Eles apresentam o mesmo tipo de trava que as botas ADV possuem, incluindo velcro e travas, além de aumentar o preenchimento ao redor das canelas. As botas de moto suja tendem a ser um pouco mais caras que as botas ADV, mas você obtém maior proteção.

7. Bota de motocicleta com solado de metal: trilha plana

Se você já assistiu algum torneio de trilha plana, deve ter notado que os corredores têm botas de moto suja com uma placa de derrapagem de metal adicional na sola. A colocação dessas solas de metal está no pé do canto interno da pista; portanto, se a faixa funcionar no sentido horário, estará na bota direita.

Esta sola de metal é ajudar o piloto deslizar pela pista e ao redor das curvas, reduzindo a ameaça de sua bota pegar grupos de sujeira e enviando você voando ou perdendo tempo.

Como faço para comprar a bota certa de motocicleta?

O tipo de bota de motocicletas que você compra se resumirá a alguns fatores:

Que tipo de motocicleta você pilota

Seu estilo de pilotagem

Tamanho

Quanto dinheiro você deve gastar em sua segurança

Para a maioria dos pilotos, uma bota de motocicleta padrão, seja um sapato, estilo ou bota esportivo, será o calçado adequado para a ocasião.

As pessoas que estão sempre em passeios, aventureiros off-road ou corredores de pistas ovais sujas em motos sem freios dianteiros vão querer investir em uma bota que funcione para pilotagem específica. Você gastará mais por isso, mas seus tornozelos e pés agradecerão quando você estiver velho e cinza e dizendo aos seus netos o quanto de uma bunda ruim você costumava ser.

Você também deseja acertar o tamanho. Não há nada pior do que a sensação de uma bota muito solta ou muito apertada quando você está tentando mudar através das engrenagens de uma motocicleta, ficar com o pé direito enquanto se levanta durante a terra ou apertando um passeio de ferro.

Uma bota deve ser confortável. Não é apertada, não solta, apenas confortável. Ele deve se enrolar em volta dos pés e dar um movimento suficiente para que você possa mexer os dedos dos pés, mas não muito, para que a bota possa brilhar enquanto andava. O objetivo é manter o pé e o tornozelo muito bem trancados, mas você não quer dor depois de um passeio.

A chave nessa variável é que o dimensionamento varia de fabricante para fabricante. Felizmente, cada um tem um gráfico de dimensionamento em seus respectivos sites, para que você possa obter o seu ajuste exato em casa. Faça a lição de casa e suas botas se encaixam perfeitamente.

Por fim, lembre -se do custo. As botas de motocicleta variam de cem ou mais dólares a muitas centenas de dólares. Marcas de nome como Alpinestars, O’Neal, Dainese, Icon, Rokker, TCX, Spidi, Fox Racing, Klim e outros carregam preços extras. Na minha experiência, elas valem a pena.

As botas de motocicleta adequadas oferecem maior segurança em comparação com seus colegas de uso diário mais elegantes. Dito isto, alguns têm recursos de segurança aprimorados que protegerão ainda mais seus pés e tornozelos no caso de um acidente.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário