Bicicleta elétrica no Brasil

Em Bicicletas por Alex Benfica

Vi na TV uma reportagem sobre bicicletas elétricas e gostei muto da ideia. Devido ao trânsito cada vez pior nas grandes cidades, ir para o trabalho de bicicleta está se tornando uma opção bem mais econômica e menos estressante.

As bicicletas comuns tem como obstáculo as várias ladeiras e ruas íngremes das cidades. Ir trabalhar em um bicicleta comum irá lhe exigir tempo extra para tomar um banho e se preparar após chegar ao trabalho.

Benefícios de uma bicicleta elétrica no Brasil

A bicicleta elétrica tem ganho espaço no Brasil. Escolhendo o modelo certo, você terá uma ótima aliada para o caótico transporte público brasileiro. (Foto: arquivo pessoal)

Leia também

Vantagens de uma bicicleta elétrica

Utilizando uma bicicleta elétrica o esforço de se locomover é mínimo. É como se fosse uma moto, mas você não precisa pagar IPVA. Você pode pedalar se quiser, mas se preferir pode deixar todo o trabalho por conta do motor elétrico, que permite velocidades de até 65Km/h e autonomia de até 40 km, dependendo do modelo, do trajeto e do peso do ciclista. A maioria dos trajetos que fazermos diariamente são menores que 35km. Logo é possível ir e voltar ao trabalho todo dia, bastando deixar a magrela carregando na tomada durante o horário de trabalho e também depois de chegar em casa.

Modelos de bicicletas elétricas

Existem vários modelos de bicicleta elétrica para atender aos mais diversos gostos e necessidades (Foto: arquivo pessoal)

Preço de bicicleta elétrica

O preço de um bicicleta elétrica é em torno de 2000 a 2500 reais. Por menos de R$ 1600 é possível adaptar uma bicicleta comum com um motor elétrico. Veja a reportagem do Jornal Hoje sobre bicicletas elétricas em Goiânia, onde há uma fábrica de bicicletas elétricas. Isto talvez explique a popularidade destas bikes por lá!

Desvantagens da bicicleta elétrica

Uma das desvantagens da bicicleta elétrica é o peso que dependendo das baterias utilizadas pode chegar a mais de 30 quilos. Caso a bateria acabe você precisará pedalar carregando este peso extra. Considerando que até hoje o principal argumento para a utilização de bicicletas era manter a forma, exercitar o corpo e melhorar a saúde, ao usar uma bicicleta elétrica este objetivo não existe mais.

Mesmo assim é um produto interessante e que pode se tornar um novo modo de transporte popular nas cidades grandes. O que falta agora é vontade política para fazer ciclovias nas principais ruas e avenidas da cidade.

E você? Vai comprar uma bicicleta elétrica? Acha vantajoso ter uma bicicleta elétrica?

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.

Deixe um comentário