Como completar óleo do motor? Pode ser com marca diferente? E com o motor quente?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Ao verificar e alterar o seu óleo, é importante que você já tenha o óleo certo para seu carro em mãos, que você verifique a sua vareta para o nível de óleo corretamente, e colocar em apenas o suficiente para colocar o seu óleo no nível correto.

Verificar regularmente o óleo do motor é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para cuidar do seu carro e é apenas uma das coisas que é verificada durante uma revisão de um veículo ou verificação semanal que você tem que fazer no seu carro. Você não tem que trocar completamente o óleo de cada vez que verificá-lo.

Leia também

Como completar óleo do motor: equipamento

Você vai precisar de alguns itens básicos para fazer o procedimento de completar o óleo do motor:

O óleo pode manchar as mãos de modo que você ficará bem feliz de ter as luvas. A estopa é ótima para limpar a vareta do óleo depois que você usar. O funil é um salva-vidas para não derramar óleo em todos os lugares. Certifique-se de que você tem o óleo correto para o seu carro. Consulte o manual do proprietário para confirmar o tipo de óleo ou ligue para uma concessionária para se informar sobre o tipo de óleo que seu carro usa. Geralmente eles informam sem muito problema.

Completando o óleo do motor corretamente

Para completar o óleo do motor você precisa de alguns procedimentos para completar corretamente e não prejudicar o funcionamento do seu motor. (Foto: owner.ford.com)

Completar óleo com motor quente?

Alguns manuais de veículos estabelecem um procedimento para verificação do nível de óleo que pede para ligar o veículo por um certo tempo, deixar o motor funcionando até o ventilador acionar, e depois desligar o motor por um tempo X. O procedimento varia de acordo com a fabricante, e está no manual do veículo. O padrão é cerca de 5 a 10 minutos com o rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por 5 a 10 minutos. Com o motor quente, depois do veículo estar rodando por algum tempo, é até muito arriscado: o choque térmico entre o óleo frio e o óleo mais quente pode até trincar o motor. Esse ligar e desligar é necessário para que o óleo rode no sistema de lubrificação do veículo e na vareta seja mostrado o valor real do nível de óleo, e não a quantidade de quando todo o óleo do motor está acumulado no cárter.

Vamos ao procedimento correto para você poder colocar o óleo no motor, passo a passo.

Estacione o carro em terreno plano para trocar o óleo

Para começar, certifique-se que o seu carro está estacionado no lugar certo, em terreno plano. Se o carro está em um declive, as leituras não serão precisas.

Completar o óleo do motor quente ou frio: frio, localize a vareta e limpe

Com o motor frio ou morno depois do tempo estabelecido no manual para funcionamento e repouso do motor (leia acima), abra o capô do seu carro e localize a vareta. Ela geralmente é colorida com um identificador redondo ou em forma de T. Limpe a ponta dela com a estopa após remover, para poder verificar corretamente o nível de óleo. Reinsira a vareta, sem enroscá-la.

Verifique o nível de óleo no motor

Após inserir a vareta, remova para verificar o nível do óleo do motor. Nela há duas marcações, uma superior e uma inferior. A marca de óleo deve estar entre essas duas marcas, nem muito perto da marca inferior, nem muito perto da marca superior.

Se o nível de óleo estiver abaixo da linha inferior, ou se não houver qualquer óleo na vareta, você deve completar imediatamente o óleo do motor.

Complete o seu óleo do motor utilizando o funil: pode ser óleo de marca diferente?

Primeiramente, você pode completar o óleo com marcas diferentes, desde que a especificação de viscosidade (20w40, 10w30, etc) e tipo de óleo sejam os mesmos (semi-sintético, sintético, mineral, etc). Não é recomendado, porém, pois a tecnologia da fabricação dos óleos varia, e a mistura pode não ter bons resultados.

Para completar o seu óleo, você primeiro precisa localizar a tampa de enchimento de óleo em seu compartimento do motor, que deve ter a palavra “óleo” marcado sobre ela, ou o símbolo de uma lata de óleo.

Em seguida, posicione o funil no topo do bico e despeje o óleo. Certifique-se que você está usando o óleo correto para o seu carro.

Para se ter uma ideia de quanto óleo que você precisa; a diferença entre as marcas da vareta normalmente representam cerca de 1 litro de óleo, então você sabe que se o seu óleo estiver no mínimo, você precisa de cerca de um litro para completar o nível de óleo. Se estiver na metade, você provavelmente precisará de cerca de meio litro.

Tente não colocar demais derramando um pouco de cada vez, e verificar o nível com a vareta usando o método acima. Completo o nível de óleo, basta enroscar a vareta novamente, e pronto.

Como eu sei quando eu preciso trocar meu óleo?

Você vai saber quando isso acontece se a cor do seu óleo estiver preta e cheia de detritos, seu motor faz mais barulho do que o normal, você não consegue se lembrar da última vez que mudou de óleo, ou a sua luz da injeção eletrônica tem acendido ou está acesa. Além disso, se você manter no topo o seu petróleo e o nível continua caindo rapidamente, é provável que o óleo é muito antigo e precisa ser mudado. Talvez é bom até fazer uma verificação do motor, se o estado do óleo não estiver muito bom.

Como você faz a verificação do nível do óleo e completa o nível do óleo do motor? Você completa o nível do óleo do motor com o motor frio ou quente?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário