Simulado do DETRAN – Como se sair bem e passar?

Em Leis e trânsito por André M. Coelho

A prova de legislação do DETRAN deixa muita gente suando frio. Até mais do que a prova prática, em alguns casos. O conhecimento para se passar na prova de legislação é necessário não apenas para que você possa tentar a prova prática, mas também para que você tenha conhecimentos básicos sobre direção e possa ser um motorista mais consciente e responsável no trânsito. Agora como ir bem nas provas do Detran?

Quanto mais você ler e praticar o que leu em suas apostilas e manuais, melhor. Você pode ler as leis que regem o trânsito no Brasil, disponíveis na internet gratuitamente e de fácil acesso. De nada vai adiantar se você não colocá-las em prática. Para praticar a prova, você pode acessar este link, onde você poderá fazer um simulado da prova de legislação e praticar seu conhecimento. Porém, há formas melhores de “decorar” a legislação.

Leia também

Ao andar na rua, veja os carros circulando. Observe a sinalização de placas e no chão. Pense sempre no que os motoristas estão fazendo de certo ou errado em relação à lei. O mesmo você pode pensar sobre ciclistas, motociclistas e pedestres. Reflita sobre qual atitude você tomaria nas ruas e estradas enquanto estiver passeando de carro ou de ônibus. Cobre de todos os que estão no veículo a utilização do cinto de segurança e sempre lembre de colocá-lo, além de ajudar os amigos a verificar os pneus e ensiná-los sobre conceitos básicos de mecânica.

Simulado do DETRAN

O simulado do DETRAN é importante para você aprender a ficar calmo na hora da prova de legislação. Agora esqueça a pressão para passar e se importe mais em aprender. (Foto: aovivobr.com)

Agora você me pergunta, por que disso tudo?

Vou dar um exemplo de uma vez que andei de carona com um colega. Ele ouviu um barulho estranho na roda, achando que era algum parafuso solto, por ser um problema similar pelo qual um primo dele tinha passado. De acordo com os meus conhecimentos sobre carros, adquiridos durante minhas aulas de legislação, eu sabia que se o barulho fosse metálico estaria relacionado aos rolamentos da roda. Como não era, associei o problema ao balanceamento/alinhamento do carro. Paramos no acostamento e pedi pra ele andar um pouco com o carro: a roda estava muito desalinhada, o que resultou no barulho estranho. Voltamos para o veículo.

Comecei a puxar um assunto sobre carros e manutenção, da importância de manter um carro em bom estado de conservação para a valorização do mesmo, além de mais segurança. Ele me disse que depois das aulas de legislação, nem buscou saber mais nada. Perguntei se ele sabia quando trocar uma roda e ele disse que não tinha nem ideia. Ao parar para deixar um dos passageiros em casa, fui mostrar as marcas nos pneus que demonstram o desgaste das rodas. Nos pneus traseiros, tudo ok. Já os dianteiros, metade deles já estava no arame e outra metade um pouco menos gasta, mas indo para o mesmo caminho.

Além disso resultar em uma multa quando parado em uma blitz, ele pode facilmente causar um acidente. Detalhe também que eu tive que lembrar aos passageiros e ao motorista de utilizarem o cinto. Aprendi tudo isso nas aulas de legislação pois não foquei apenas em decorar as respostas para a prova, mas sim, aprender a ser um melhor motorista. Até hoje não me envolvi em nenhum acidente, nem fui multado.

Os cursos de direção tem que aprovar uma quantidade X de alunos para que não percam suas licenças. Por isso, eles colocam tanta pressão no decoreba. Minha sorte foi ter um instrutor que se importava mais com o que seus alunos aprendiam do que o decoreba das respostas. Aprender é muito melhor do que decorar. Mesmo que isso signifique fazer a prova mais de uma vez, esteja seguro de seu conhecimento para finalmente, ir para as ruas. É melhor para você e para a sociedade, que terá motoristas mais responsáveis para com eles mesmos e com os outros que estão nas ruas e estradas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

6 comentários para: “Simulado do DETRAN – Como se sair bem e passar?”

  • Brunna Leican Meneses

    Estou muito apreensiva vou fazer minha prova de legislação essa semana, e tenho medo de reprovar novamente

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Oi Brunna,

      Tente relaxar não pensando muito no assunto.
      Lembre-se que você está preparada para a prova pois isto pode lhe ajudar a se sentir mais confiante.

      Responder
  • Fatima

    Fiz a prova de legislação já 4 vezes da pra desanimar mas vou pegar com Deus
    E vou conseguir amem

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Fátima,
      Não desista. Nem todos tem obrigação de passar nas primeiras vezes.
      Continue que uma hora você chega lá. E não dê ouvidos a críticas que não sejam construtivas.

      Responder
  • Rafael Alves

    Estou fazendo de tudo pra estuda e grava as coisa na memoria mais fico pensando o que mais cai na prova… Tirando isso entrego na mão de Deus porque muitas pessoas me jugarão por não ter carteira intão gostaria de prova que sou capaz de consegui oq eu quero tende que Deus me abençoe

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Olá Rafael! Com certeza, fé é muito importante para te motivar! Porém, tão importante quanto a fé é seu esforço e dedicação. Há vários simulados, testes e materiais online que podem te ajudar muito na sua preparação. Dedique até uma hora por dia e com certeza, Deus ficará bem orgulhoso.

      Responder

Deixe um comentário