Quanto tempo depois de beber posso dirigir?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Quando é seguro para mim para dirigir depois de beber? Quanto tempo eu tenho que esperar antes que eu possa dirigir com segurança? Quanto tempo leva para o álcool deixar meu corpo? São perguntas que os motoristas mais cautelosos fazem para poder conduzir com certa segurança. Só que as respostas são mais complicadas do que colocar apenas um prazo mínimo para dirigir após beber.

Quanto tempo depois de beber pode dirigir? Qual o limite de álcool no sangue seguro?

É mais seguro dirigir quando todo o álcool deixou seu corpo. O álcool é metabolizado a uma taxa de 0,015 de concentração de álcool no sangue a cada hora, independentemente da idade, peso, sexo, ou atividades realizadas depois que o álcool foi consumido, tais como comer ou dormir.

Leia também

Então qual o consumo seguro de álcool para dirigir?

Para calcular a quantidade de tempo que leva para o álcool sair de seu sistema, e relacionar ao consumo seguro de álcool, você precisa calcular o sua taxa de concentração de álcool no sangue e depois dividir a resposta por 0,015. Mas este é um cálculo complicado, porque muitas variáveis ​​influenciar o resultado, tal como idade, peso, se você é homem ou melhor, há quanto tempo você está bebendo, e quanto você bebeu. Usando uma calculadora online de concentração de álcool no sangue, explicarei um exemplo.

Tenho 95 kg, sou do sexo masculino. Se eu beber 1 dose de cerveja, após uma hora, terei uma concentração de 0,11 gramas de álcool por litro de sangue. O limite legal de concentração de álcool no sangue no Brasil é de 0,02 g/L, que são suas decigramas por litro de sangue. O valor só ficará “zerado” após duas horas, ou seja: só poderei dirigir com segurança após beber uma dose de cerveja após duas horas de ter bebido.

Perigos de beber e dirigir além do bafômetro

Quer só fugir do bafômetro na hora de dirigir, então pensar no quanto você pode beber antes é ok. Mas sugiro já preparar a família para uma desgraça pois, com praticamente 100% de certeza, você sofrerá um acidente com essa mentalidade. (Foto: usnews.nbcnews.com)

Mas o metabolismo de cada pessoa é diferente para o álcool…

Esses valores são uma média geral, que não consideram particularidades individuais. Por exemplo, tem pessoas que processam o álcool mais rapidamente, enquanto outras podem demorar mais tempo do que a média normal para processar o álcool. Algumas pessoas reagem mais intensamente ao álcool, enquanto outras ficam mais “tranquilas”.

Não dirija após beber

Essas diferenças já são o suficiente para sugerirmos que você NUNCA dirija no mesmo dia em que beber, seja para evitar uma multa, apreensão do veículo, a prisão, ou acidentes mais graves. Sempre tenha, no grupo de pessoas que está bebendo, alguém que não beberá no dia para dirigir o veículo. O motorista da rodada é extremamente importante para garantir a segurança de todos.

Se você saiu e está dirigindo, não beba. Simples assim. Você não sabe se o álcool te afeta mais ou menos nos reflexos, e os riscos de dirigir nesse tipo de situação são muitos para compensar qualquer benefício. Vale mais pagar o táxi do que perder sua vida.

Se você saiu e bebeu sem querer, espere o dobro de tempo do mínimo para voltar a dirigir, garantindo uma ampla margem de erro. Por exemplo, se a calculadora mostrar 2 horas para que o álcool saia do seu organismo, espere 4. Preferencialmente, peça outra pessoa para dirigir nesse dia, garantindo, com 100% de certeza, que você não dirigirá sem segurança.

Se você beber e ficar de ressaca no dia seguinte, fique o dia sem dirigir. Seu organismo está dando conta ainda do dia anterior e além dos reflexos prejudicados pelo álcool, seu corpo também estará sofrendo os efeitos da desidratação, aumentando os riscos durante a direção.

Táxi, ônibus, Uber: opções seguras e garantidas

Não tem motorista para seu veículo, mas quer beber? Divida um táxi ou Uber com os amigos. Vá de ônibus, se possível. Você tem que lembrar que qualquer valor pago pelo transporte não é nem parte do que vale sua vida, e de todos os passageiros do veículo.

Minha experiência com álcool e direção

No ano de 2015, três amigos (não especificarei o sexo deles) se envolveram em um acidente, por volta de 1 da manhã. Eles estavam em um sítio, quando precisaram vir até a cidade. Na volta ao sítio, bateram na traseira de um caminhão de sucata. Dois amigos, o carona da frente e do banco traseiro, morreram na hora. O motorista está traumatizado, em depressão, sentindo-se culpado pelo acidente. Há indícios de que todos já tinham bebido durante a noite. Jovens (menos de 30 anos), tinham recentemente aberto um negócio próprio.

Quantas famílias precisam ser destruídas para você aprender que beber e dirigir no mesmo dia, NUNCA? Você beber, dirigir, se matar num acidente, e matar outras pessoas, está disposto a ser esse assassino? Pois é. Cerveja sem álcool tem o mesmo gosto da cerveja normal. E o táxi dividido sai bem barato.

Portanto, fica nossa dica de segurança no trânsito. Não é só pontos na carteira pela infração gravíssima, ou a prisão: beber e dirigir é um risco de vida para você e qualquer pessoa por perto.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário