Quando devo fazer revisões em meu carro?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

As revisões técnicas de veículos são procedimentos necessários se você quer manter a “saúde” do seu carro em dia e evitar problemas de última hora. O que mais frequentemente acontece são as pessoas mandarem os carros para a revisão somente quando estes estão novos e na garantia. Quando os carros ficam um pouco mais antigos os seus donos deixam a prevenção de lado e somente levam para um mecânico quando surgem defeitos.

As revisões preventivas devem ser feitas para evitar que defeitos no carro te peguem de surpresa. A periodicidade das revisões deve ser a cada 6 meses ou a cada 10.000 km rodados. Muitas pessoas fazem as revisões antes de viajar, mas caso ainda não tenha completado 6 meses desde a última revisão, não é necessário fazê-la de novo. Se o carro é revisado periodicamente ele estará sempre pronto para uma viagem.

Leia também

Quando devo fazer revisão no carro

Qual o momento para fazer revisões no carro

Existem também os tipos que só fazem revisão nos carros no momento de viajar! Este hábito é o mais complicado, pois o intervalo entre as viagens pode ser longo, além de ser bem possível encontrar um problema complicado no carro nas vésperas de uma viagem! O prejuízo e a dor de cabeça podem ser maiores do que você imaginava!

As revisões são importantes pois nela são realizadas a troca de óleo e filtro, a inspeção do motor, correias, pastilhas de freio e itens de segurança.  À medida em que a quilometragem rodada vai aumentando, a revisão vai sendo mais detalhada e outros itens vão sendo substituídos devido ao desgaste. Os motoristas devem aproveitar ao máximo a garantia do carro e fazer revisões constantes, pois o serviço é gratuito assim como a troca de peças, mas não devem fazer a revisão SOMENTE quando o carro está na garantia. Fique atento às modificações que você faz em seu carro, pois dependendo do que for feito, você pode perder a garantia. Além disso, sempre que ouvir um ruído estranho no carro, encaminhe-o para uma oficina mecânica, algum item pode estar precisando de manutenção.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário