Quais são as principais partes do motor de um carro?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Entender o motor é bem mais simples do que você imagina. São partes móveis e um constante ciclo entre explosão, combustão, exaustão. Enfim, vamos entender as partes do motor logo.

Partes básicas do motor de um carro

O núcleo do motor é o cilindro, com o pistão se movendo para cima e para baixo no interior do cilindro. A maioria dos carros tem mais de um cilindro (quatro, seis e oito cilindros são comuns). Num motor de vários cilindros, os cilindros estão dispostos geralmente em uma de três maneiras: em linha , V ou plano (também conhecido como horizontalmente opostos ou boxer).

Leia também

Em um motor, o volume do cilindro do ponto morto inferior do pistão até o ponto morto superior é que que vai dar o total de cilindradas de cada cilindro. Somadas, elas dão as cilindradas total do veículo.

Configurações diferentes têm diferentes vantagens e desvantagens em termos de suavidade , custo de fabricação e características de forma . Estas vantagens e desvantagens tornam-as mais adequadas para certos veículos .

Vamos dar uma olhada em algumas peças-chave do motor em mais detalhes .

Vela de ignição

A vela de ignição fornece a centelha que inflama a mistura ar/combustível para que a combustão possa ocorrer . A faísca deve acontecer apenas no momento certo para que as coisas funcionem corretamente.

Válvulas

As válvulas de admissão e escape abrem no momento adequado para deixar ar e combustível entrarem e sair. Note-se que ambas as válvulas estão fechadas durante a compressão e a combustão de modo que a câmara de combustão está vedada.

Pistão

Um pistão é uma peça cilíndrica de metal que se move para cima e para baixo no interior do cilindro .

Anéis do pistão

Os anéis de pistão proporcionam uma vedação deslizante entre a borda externa do pistão e o bordo interior do cilindro . Os anéis servem a dois propósitos :

A maioria dos carros que “queimam óleo” e tem que ter um litro adicionado a cada 3.000 km estão queimando porque o motor é antigo e os anéis de vedação não mais fazem as coisas corretamente.

Identificando os elementos que compõe um motor

No diagrama, as partes essenciais e mais simples de um motor. (Foto: thamifisica.wordpress.com)

Biela

A haste que liga o pistão ao eixo. Ele pode rodar em ambas as extremidades de modo que o seu ângulo pode mudar como os movimentos do pistão, rodando o eixo.

Virabrequim

O virabrequim transforma o movimento do pistão para cima e para baixo em movimento circular que faz as rodas do veículo rodarem através do movimento no eixo cardã.

Cárter

O cárter envolve o virabrequim. Ele contém uma certa quantidade de óleo, o qual se acumula no fundo do cárter (cárter de óleo).

Considerações finais

Alguns de vocês podem perceber que não colocamos algumas outras partes acessórias ao motor, como sensores, de fora de nosso artigo. Aqui, só colocamos apenas o essencial a fazer o motor funcionar e realmente, fazer seu veículo se mover.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

3 comentários para: “Quais são as principais partes do motor de um carro?”

  • Vanessa

    Os injetores fazem parte do motor?
    Tenho garantia de motor e caixa e o mecanico diz-me que os injetores não cobrem a garantia.

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Tem que ver no contrato, Vanessa.

      Responder
  • Timoteo Macamo

    A material foi interressante para o meu ensino

    Responder

Deixe um comentário