Preços de carros no Brasil – você não vai acreditar nisso

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Todo mundo já sabe que o Brasil é um dos países com maior taxa de tributação. Também sabemos que o custo de vida é um dos mais altos e que a maioria dos bens de consumo comercializados aqui são mais caros do que na maior parte do mundo.

Mas no setor automobilístico, os impostos não são os únicos culpados pelos altos preços dos veículos. Infelizmente, há também influência do custo, do lucro e da demanda.

Segundo estudos de diversas empresas e da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores no Brasil), mesmo que impostos como o ICMS, IPI e PIS/Cofins fossem retirados do valor de um carro qualquer, o preço final ainda seria maior do que os praticados no exterior.

Leia também

Um dos motivos é que, de acordo com algumas montadoras, as matérias-primas (como plástico e aço) e a mão-de-obra aqui no país são até 40% mais caras que no exterior e por isso o preço alto.

Ladainha pura já que o preço final dos carros produzidos no Brasil e exportados para o resto do mundo ainda é menor do que os praticados no país.

Preços de carros no Brasil

Comparação de preços de carro (Brasil x Argentina)

Quando perguntadas sobre o custo no exterior, as montadoras se esquivam. Por isso, é possível que estas mantêm os preços mais altos aqui para que a margem de lucro continue em alta. Só para se ter uma idéia, a margem de lucro no Brasil é 3 vezes maior do que no resto do mundo.

Mas apesar de todos esses fatores, o principal continua sendo a demanda. Principalmente com a facilidade de crédito e o aumento da renda do brasileiro. Assim, eles não se preocupam em diminuir os valores já que continua havendo pessoas dispostas a pagar pelo valor pedido.

Preço de carro no Brasil e no México

Comparação de preços de carros populares (Brasil x México)

O Brasil é o quinto maior produtor de veículos do mundo, quarto maior consumidor e o primeiro em veículos mais caros do mundo. Parece que, infelizmente, os altos valores dos automóveis continuarão sendo exercidos por aqui. Além dos preços altos, a qualidade do veículo e a variedade de itens de série é inferior ao do resto do mundo.

Para quem ficou interessado, há uma página no facebook (Lucro Brasil) que está sempre falando desse e outros assuntos relacionados à tributos. Vale a pena conferir! Eles também estão organizando uma espécie de boicote, ninguém deve comprar veículos 0 km em 2012. Se a maioria da população brasileira aderisse à campanha, pode ser que houvesse alguma mudança.

Veja também dicas sobre carros em feirão e o que fazer antes de comprar um carro usado.

Imagens:

Lucro Brasil

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário