Macacão de couro ou sintético? Qual é melhor?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Desde a Primeira Guerra Mundial que os aviadores adotaram o casaco de couro como uniforme, eles utilizava o couro para fazer jaquetas curta e também roupas mais longas. Com o crescimento do número de motocicletas no mercado, a popularização do couro como forma de proteção aos ferimentos causados pelas quedas cresceu junto.

O couro até hoje é o mais utilizado, mas não impede que produtos sintéticos como náilon e poliéster tenham seu espaço no mercado. Conheça agora as principais características dos dois materiais na seqüência do artigo.

Couro

Leia também

Ele é uma matéria orgânica e tem prazo de validade, o couro necessita de cuidados e armazenamento ideal. A melhor forma de conservar o couro é utilizando o creme hidratante, aquele mesmo que usamos em nossa pele.

Você deve evitar que sua roupa de couro fique no sol, faça o possível para deixá-la sempre na sombra. O couro tem uma amplitude térmica enorme e consegue agradar tanto no calor quanto no frio.

Infelizmente o couro não é impermeável e absorve bastante umidade quando é molhado, isso faz com que haja um enorme aumento de seu peso. Caso ele seja usado em dias de chuva, você deve cobri-lo com uma capa impermeável.

O couro protege muito mais o motociclista quando cai no asfalto, neste momento o atrito gera calor que passa fácil dos 100ºC e o couro resiste bem às altas temperaturas e dificilmente o tecido se rompe.

Qual é melhor, macacão de poliéster ou de couro?

Tudo sobre macacão de couro

Poliéster

Este é um tecido sintético que pode ter fios mais ou menos grossos, isso vai depender de sua especificação técnica. Este tipo de tecido é muito mais versátil que o couro e consegue ter uma impermeabilidade a água, em alguns tipos ele consegue até repelir ela totalmente.

Eles deixam a desejar no quesito troca de calor, sua utilização em dias muito quentes provoca muito suor e desconforto. Existem alguns modelos que são ventilados e conseguem dar um resultado um pouco melhor.

O principal ponto negativo do tecido sintético é seu ponto de fusão, ele é muito mais baixo do que no caso do couro. O calor gerado em uma quedar consegue derreter facilmente o poliéster.

Caso você utilize este tipo de roupa, você deve buscar sempre uma utilização de peças que tenham reforços internos de espuma. Estes reforços conseguem assegurar uma proteção um pouco maior do motociclista nos pontos mais vulneráveis como cotovelos, ombros e costas.

O ponto positivo do macacão sintético fica em sua versatilidade, uma vez que você pode utilizar este tipo de roupa em vários ambientes e momentos diferentes. Dificilmente você vê alguém andando pelas ruas utilizando uma calça de couro, cheia de proteções externas.

Qual é melhor, macacão de poliéster ou de couro?

Tudo sobre macacão de poliéster

Vantagens e Desvantagens

A regra é bem simples pessoal, caso você pense em utilizar em pilotagem, você deve usar sempre o macacão integral, pois um macacão com zíper pode abri na hora da queda e expor a pele.

Caso você não goste de macacão integral, você pode utilizar o macacão de duas peças, pois ele é mais versátil e confortável. Ele permite que o motociclista retire o casaco nas paradas ou em momentos mais quentes.

A relação quanto ao preço nem precisa ser abordada afundo não é mesmo? Todos nós sabemos a diferença de valores entre uma peça de couro e uma de poliéster.

Agora cabe a você decidir qual é a roupa que cabe nas suas necessidades e condições financeiras. Qual a sua opinião sobre este tema? Deixe-nos um comentário dizendo por que você prefere um ou outro e quais as observações que tem a fazer de cada um deles.

Seu comentário é sempre muito bem vindo, gostamos de analisar todas as opiniões para melhorar sempre o site e a forma como estamos abordando os assuntos. Deixamos um até breve e agradecemos a atenção de todos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário