Hyundai IX35: um SUV que vale a pena?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

O ix35 é o SUV de médio porte da Hyundai que carrega em sua genética elementos dos bem sucedidos e reconhecidos carros da marca coreana, notadamente o Tucson, o Santafe, e o Veracruz. O médio porte do ix35 o coloca diretamente em concorrência com o HR-V da Honda e o Jeep Renegade. Mas o que faz o ix35 valer a pena? O que esse SUV pode oferecer aos potenciais compradores?

Hyundai ix35: desempenho do motor

Temos um SUV de médio porte, com um motor adaptado do exterior para as exigências da legislação brasileira, e para a tecnologia flex. Lá fora, tem até motor a diesel pro ix35, mas vamos falar do motor brasileiro.

Leia também

O Hyundai tem um motor 2.0, de 16 válvulas, que tem uma potência aproximada entre 157 e 178 cavalos, e um torque entre 19,2 kgfm e 20,6 kgfm. Isso em um câmbio automático de 6 marchas, em um carro relativamente pesado. O motor entrega a maior potência na faixa de rotação de 4500 rpm.

Traduzindo tudo isso, significa que o ix35 é um carro com um motor feito para entregar um desempenho sólido, constante, sem exagerar em qualquer de suas características. Estamos falando de um SUV, com todo o espaço extra e tamanho. Considerando esses elementos, temos um carro balanceia muito bem as características de um bom motor, entregando exatamente o que o veículo precisa.

Dirigibilidade e conforto ao dirigir o Hyundai ix35

Dirigindo na cidade, percebe-se um pouco de instabilidade na direção, e um amortecimento talvez mole demais para estradas. A direção da luz facilita manobras em baixa velocidade, mas peca no uso em estradas sinuosas.

A verdade é que o ix35 é uma SUV urbano. Sua “instabilidade” é apenas um incômodo. Sobre a luz, pode ser uma boa ideia colocar luzes de neblina no veículo. A dirigibilidade da ix35 é também melhor para viagens pequenas, e em estradas asfaltadas.

No conforto, devido aos ruídos do motor e do vento, é ideal que a ix35 seja dirigida a médias e baixas velocidades, pois ela é um pouco sensível à rotações e velocidades mais altas.

Qualidades do Hyundai ix35

O Hyundai ix35 não é um carro para grandes velocidades, mas tem uma ótima velocidade e conforto para cruzeiro. (Foto: bestcarmag.com)

E os custos para comprar e manter o Hyundai ix35?

Entre os concorrentes, como o Kia Sportage e o HR-V, o Hyundai talvez ofereça o melhor valor no médio e longo prazo, devido ao baixo custo de manutenção para uma SUV. As peças básicas chegam a custar até menos que as de um sedã ou hatch intermediário. Talvez no combustível os gastos sejam mais altos, mas isso pode ser contornável com um bom kit GNV e bons hábitos de direção. O benefício maior no custo vem nos 5 aos de garantia do carro, que deixa as concorrentes comendo poeira. Pegando o carro em uma promoção da ix35, você ainda sai mais no lucro.

As melhores versões de uma ix35 custa o mesmo que um sedã intermediário completo, ou um sedã de luxo básico.

Segurança e praticidade: princípios Hyundai

Airbags, controle de estabilidade, apoios de cabeça dianteiros com design para redução no efeito chicote. Nos testes de segurança, as pontuações são cada vez melhores.

A posição de condução mais alta ainda dá ao ix35 a sensação de um 4×4 e uma boa visibilidade para a frente. Sensores, ajustes de volante e de banco, além de facilidade de uso e acesso aos comandos complementam o kit básico de tecnologia do veículo.

Não podemos nos esquecer do espaço interno do ix35

O ix35 desempenha um bom papel como carro de família, com boa altura e espaço para as pernas. As portas não são tão altas para dificultar a entrada de pessoas mais baixinhas. O porta malas, já bastante espaçoso, ainda pode ser estendido baixando os bancos traseiros, podendo tornar o carro um veículo de transporte para cargas de pequeno porte, quando necessário.

Tecnologia e mimos para agrada às gerações modernas

Ar-condicionado, rodas de liga leve, vidros eléctricos, conexão USB, controles de temperatura individuais, sensores de estacionamento traseiros, luzes automáticas, bancos frontais e traseiros aquecidos, acabamento em couro, partida sem chave, guarnições exterior em cromo. Tudo bem que alguns desses opcionais e mimos custam um pouco, mas eles são de extrema qualidade e valem bem a pena pelo seu investimento e mrnos desvalorização do veículo.

Carro premiado e bem recebido pelas revistas especializadas

A Revista Motor Show elegeu a ix35 uma de suas compras do ano, com pontuação máxima no quesito desvalorização (ou seja, desvaloriza pouco de um ano para o outro), e com um dos maiores tamanhos de porta malas do mercado. A Revista Quatro Rodas também premiou a ix35, destacando o design e espaço interno.

E o que vocês acham do ix35? Já fizeram um test drive? Viram o carro ao vivo?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário