Como planejar longas viagens de moto?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Viagens de motocicleta exigem muito mais planejamento do que a viagem equivalente em um carro. Apesar de motocicletas proporcionarem um sentido inerente de liberdade, limitações práticas exigem motociclistas pensar no futuro quando se escolhe para pegar a estrada aberta.

Para começar, a maioria das motos são limitados em sua capacidade de armazenamento. Apesar de tudo, em motos touring como a Honda Gold Wing e a BMW K1200LT oferecem inúmeros compartimentos para o armazenamento de roupas extras e equipamentos. Pilotos de longa distância são muitas vezes obrigados a tomar decisões difíceis sobre os detalhes de suas viagens, e quanto os itens que eles precisam usar as malas.

Leia também

Pontos importantes a considerar

As primeiras perguntas que você vai querer perguntar a si mesmo quando planejar uma viagem dizem respeito a quanto tempo você está pensando em viajar, onde você pretende ir, e o que você tem em mente para hospedagem.

Em primeiro lugar na sua lista estão itens de segurança e kit de reparos. Isso consiste em ferramentas, câmaras de ar reserva e kit de primeiros socorros.

A menos que você está montando uma motocicleta touring, provavelmente você vai precisar investir em algum tipo de saco de armazenamento. Mochilas não contam. As opções incluem alforges e bolsas de tanque, que ficam diretamente em cima do tanque de combustível (e têm, frequentemente, janelas de plástico claras úteis para exibir mapas) Enquanto armazenamentos duros oferecem mais proteção contra intempéries do que os sacos macios, eles também são mais caros, adicionam mais peso, e exigem a instalação mais envolvida. Bauletos traseiros centralmente posicionados são uma outra opção, se você precisar de ainda mais espaço de armazenamento .

Inspecione sua motocicleta

O método T- CLOCS (em inglês) é uma maneira eficiente para inspecionar sua moto antes de viajar. Cada letra corresponde a uma parte da motocicleta que deve ser inspecionada e ter sua manutenção em dia antes de uma viagem. A palavra T-CLOCS é boa pois sua sonoridade ajuda na sua memorização

T (tires) : Pneus

Certifique-se de ambos os pneus estão inflados corretamente, usando um monitor de pressão de ar que você levar com você em passeios. Não se arrisque a andar com pneus que podem precisar de substituiçã , se suspeitar de um pneu não vai durar o tempo suficiente para um passeio, tenha-o substituído .

C (controls): Controles

Seus cabos (embreagem, freio e acelerador) e controles estão intactos e funcionando?

L (lights): Luzes

Certifique-se de que seus faróis (alto e farol baixo), piscas, luzes de freio e farolete estão em perfeito funcionamento.

O (oil): Óleos e fluidos

Confira todo do óleo do motor e líquidos de arrefecimento e até o fluido de freio.

C (chassis): Chassi

Certifique-se de que o quadro, suspensão, corrente, parafusos e travas estão todos seguros e intactos.

S (stands): Descansos

Certifique-se o descanso central e/ou descanso lateral não estão rachados ou dobrados, e que molas seguram corretamente o conjunto de distância do solo quando retraídos.

Viagens longas de moto

Se prepare para ter que fazer a manutenção e solução de problemas da motocicleta durante a viagem por conta própria. (Foto: aintnopillion.com)

Dicas de preparo das malas

Embalar para um passeio de moto de longa distância é um equilíbrio delicado entre trazer elementos suficientes para garantir o conforto e não sobrecarregarse com peso desnecessário. Depois que você planejou sua rota, você vai querer verificar a previsão do tempo e ter uma ideia do que esperar em termos dos elementos da natureza.

Uma boa roupa de turismo e viagens com proteção adequada é um excelente investimento e ao escolher suas roupas, considere embalar várias finas camadas de roupa, em vez de algumas pouco grossas. Flexibilidade é a chave para ficar confortável e é muito melhor ter a opção de parar e tirar ou adicionar camadas, se necessário, que a tremer ou transpirar o seu caminho através do que de outra forma seria um caminho agradável e panorâmico.

Não esqueça de levar barras energéticas e água. Enquanto você está longe de lojas de conveniência e postos de gasolina, o alimento será útil e manterá suas habilidades de pilotagem afiadas.

Ao carregar a sua moto, sempre coloque os itens mais pesados ​, mais sólidos no fundo e nos lados mais perto da bicicleta (para centralizar o peso). Itens mais leves devem ir em cima. Se você não tem alforjes ou malas tanque, você deve considerar o uso de redes elásticas para firmar itens soltos. Se você precisa viajar com itens garantidos por uma rede elástica, garanta que eles estão firmes e não vão ficar soltos por ventos ou forças da gravidade ou de curvas. Mais uma vez , coloque coisas mais pesadas e mais largas e os itens mais estáveis ​​no fundo para fornecer uma âncora para peças mais soltas e/ou macias (como almofadas ou travesseiros para dormir).

Finalmente, equipe-se bem. Sempre use um capacete com proteção para o rosto inteiro, para a máxima proteção não só contra acidentes, mas também dos elementos. Capacetes integrais podem fornecer um escudo de chuva e ventos frios e se construídos com ventilação, também podem fornecer um certo nível de conforto nos dias quentes. Ele pode se sentir constrito no calor, mas os benefícios globais da escolha de segurança sobre o estilo são enormes quando se considera a sua saúde a longo prazo e bem-estar.

Planejar, planejar, planejar

Embora seja tentador para pegar a estrada aberta e simplesmente seguir o seu nariz, não se esqueça que você é mais vulnerável aos elementos, fadiga e lesões potencialmente graves em uma motocicleta. Prepare-se com roupa apropriada para o clima, com todos os protetores possíveis e uma bota adequada para tal viagem. Planeje uma rota e, se você não tem um sistema de GPS portátil, faça o que for preciso para não se perder, mesmo que isso signifique gravar as direções no topo do seu tanque de combustível. Cuidado para não errar e deixar de encher o tanque com muita freqüência, por causa de sua relativamente baixa gama viajando. Quando em dúvida, encha o tanque.

Coloque um ritmo em suas viagens de forma realista. Não tente andar tantas horas em um dia que poderiam afetar seus reflexos e capacidade de tomada de decisão , afinal, a maior parte da diversão está na viagem, não simplesmente para chegar a um destino. Ao montar, certifique-se de parar sempre que necessário, seja para um lanche, um trecho bonito da estrada ou um cochilo. O simples ato de tomar um fôlego vai fazer o passeio mais agradável.

Mas não planeje demais!

Depois de ter preparado o suficiente, desfrute da possibilidade do inesperado. Dirigir uma motocicleta requer uma certa dose de disciplina e planejamento logístico, mas parte da alegria da viagem é o processo. Esteja aberto para reescrever os seus planos quando necessário e você vai ter uma mega viagem, não importa onde você termina-la.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Um comentário para: “Como planejar longas viagens de moto?”

  • Eriton Macleen

    Excelentes as dicas para grandes viagens! Final de 2017 estou indo com minha Honda nc 750 de Belo Horizonte para os Estados Unidos, lá, vou atravessar a route 66.
    Valeu pelas dicas!
    Abs.

    Responder

Deixe um comentário