Como lavar pneu de moto e carro?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

 

Pneus sujos no carro ou moto? Hora de lavar e deixar tudo limpinho, em perfeito estado, para dar aquele passeio impressionando até os mais descrentes no seu possante!

Como lavar pneu de moto e carro: comece removendo a sujeira bruta

Utensílios de limpeza: você vai precisar de um balde com água, um pano, e uma escova de cerdas macias.

Como fazer a limpeza: molhe a escova no balde e umedeça os pneus com a água. Esfregue pontos onde há mais sujeira acumulada, tanto no aro quanto no pneu em si. Molhe o pano e passe por cima do pneu e do aro, sem esfregar, apenas para remover a sujeira.

Leia também

Como lavar pneus: a limpeza da sujeira mais resistente

Existem muitos que fazem a limpeza das rodas com diesel, gasolina, ou outros produtos semelhantes. Não recomendamos. Para a limpeza das rodas, use água com detergente neutro ou um produto especial para limpeza de rodas.

Utensílios de limpeza: balde com água, pano, escova de cerdas macias, detergente para rodas. Vale ressaltar que o produto de limpeza para rodas deve ser específico para o tipo de roda do seu veículo, pois a formulação de um detergente para rodas cromadas é bem diferente da formulação de um detergente para rodas pintadas. Alguns produtos são específicos para os aros, outros são específicos para os pneus, e outros, são de uso misto. Prefira os de uso misto, para não ter que proteger os pneus enquanto limpa os aros.

Como fazer a limpeza: borrife o produto ou água com detergente sobre a roda, deixando agir por alguns minutos sobre a sujeira mais resistente. Depois, passe a escova para esfregar a sujeira e remover as manchas mais teimosas. Pegue o pano, molhe no balde, e passe no pneu. Caso ainda haja sujeira presa ao pneu ou ao aro, repita o procedimento, ou use um limpador mais agressivo contra a sujeira, principalmente contra pó de pastilhas de freio.

Utensílios para limpeza de pneus

Ao lavar os pneus, use uma escova para os aros, com cerdas macias, e uma escova para a parte de borracha do pneu, com cerdas mais duras. (Foto: divulgação)

Cuidados especiais: se seus aros são de materiais especiais, como fibra de carbono, ou receberam algum tipo de tinta decorativa, use produtos de limpeza apropriados para esses materiais, e não a água com detergente. Um químico errado pode estragar seu aro, e tornar necessária uma troca ou reparo nos danos causados pela sua limpeza. Caso você tenha demorado muito para fazer a limpeza do veículo, principalmente em aros coloridos ou personalizados, pode ser necessário reaplicar a pintura ou personalização.

Lavar pneus de motos e carros: a borracha

A borracha dos pneus merece um cuidado especial, tanto na escolha dos produtos químicos quanto nos utensílios de limpeza.

Utensílios de limpeza: balde com água, pano, escova com cerdas duras, produto para limpeza de pneus ou água com detergente neutro. Se seu pneu tem detalhes decorativos, ou tinta, pode ser necessário um produto especial de limpeza para não agredir os elementos decorativos.

Como fazer a limpeza: aplique o produto de limpeza ou molhe a escova no balde com água, e esfregue, tomando cuidado com o aro do pneu e os detalhes decorativos. Termine passando o pano úmido e removendo os produtos químicos que ainda restaram, junto com a sujeira que ficar depois da esfregada.

Cuidados especiais: não use querosene ou outros abrasivos para limpeza das rodas. O querosene pode também ressecar a borracha dos pneus, e reduzir a vida útil dos mesmos.

Como lavar moto e carro: pneus devem ser lavados por completo, um a um

Uma dica importante é que a limpeza dos pneus deve ser feita por completo, para cada roda. Isso significa lavar as seguintes partes do pneu, na ordem correta:

  1. Lavar o “bruto” de sujeira
  2. Lavar a borracha, os pneus em si
  3. Lavar o aro da roda
  4. Lavar a parte traseira do aro
  5. Limpar com água ou pano úmido antes de passar para a próxima roda

Faça a limpeza de uma roda por vez, para não deixar os produtos de limpeza secarem.

Como secar pneus de motos e carros?

Depois de lavadas, as rodas devem ser secas corretamente.

Utensílios: pano seco, preferencialmente microfibra ou flanela.

Como fazer a limpeza: usando o pano seco, seque todo o aro do pneu e depois, seque a parte emborrachada que está exposta (lateral do pneu). Não é necessário secar a banda de rodagem de um pneu.

Abaixo, um pouco de como um processo de limpeza completo de rodas deve ser realizado.

Encerar pneu de moto e carro

Com as rodas completamente limpas e secas, é hora de encerá-las, aplicando uma substância que irá proteger as rodas de quaisquer danos.

Utensílios: pano seco, esponja/escova de aplicação, e cera para pneus e aros. Use, preferencialmente, uma cera protetora transparente.

Como fazer o enceramento das rodas e pneus: com o pano seco, remova quaisquer resquícios de sujeira dos aros e dos pneus. Seguindo às instruções da cera/protetor de aro e pneus, aplique com a esponja de aplicação, tomando cuidado para não deixar o material escorrer para a banda de rodagem dos pneus.

Dica importante: ao aplicar um bom protetor de aros e pneus, você pode tornar desnecessária a limpeza completa das rodas todas as vezes que lavar o carro ou moto. Isso porque a cera impedirá que óleo, graxa, e borracha se prenda às rodas, e para limpar vai bastar apenas jogar uma água ou passar um pano úmido.

ACIMA DE TUDO: não aplique o “pretinho” no pneu, principalmente quando é fórmula caseira. Já ouvimos mais de um relato de quedas de motos e pneus instáveis após a aplicação desse tipo de material. Várias empresas oferecem produtos testados e aprovados para dar a mesma aparência que o pretinho dos pneus, e é melhor investir nesses produtos, mais seguros, do que sair criando fórmulas que nem sequer foram testadas em laboratório.

Você tem mais alguma dica especial para limpeza de aros e pneus? Qual? Como você faz a limpeza de seus aros e pneus?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário