Como identificar a “maquiagem” de um veículo antes de comprar?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Importante saber como verificar carros para os danos do acidente quando pensando em comprar um carro usado. Avaliação dos danos passados vai ajudar a determinar o valor real do carro e detectar problemas que poderiam resultar em dores de cabeça. Aqui estão algumas dicas sobre como detectar danos de acidentes em carros.

Obtenha um relatório da história do veículo

Procure pesquisar sobre a história do carro. Se você tiver dados de seguradoras, melhor ainda. Mas o ideal é pesquisar antigos donos, buscar por dados da placa e até dados sobre multas anteriores. Isso tudo pode te dar informações cruciais sobre o comportamento dos antigos donos e como eles provavelmente tratavam o seu alvo de possível futura compra.

Leia também

Procure por adesivos, rachaduras e pequenas falhas na pintura

Examine as duas extremidades do veículo e olhe para todas as rachaduras ou áreas remendadas. Pára-lamas e pára-choques quebram facilmente em uma colisão porque eles são muitas vezes feitos de material composto leve ou de plástico. Quebra ou reparos no pára-choque é um bom indicador de danos de acidente de carro. Passe a mão sobre o objeto para verificar por saliências, que podem indicar reparos anteriores.

Verifique o pára-brisa

Olhe para todas as janelas e pára-brisas da frente e de trás do carro para verificar se há danos de acidente de veículo. Anote todos os pedacinhos faltando, rachaduras ou falhas no vidro. Isso pode indicar que o carro foi envolvido em uma colisão e estas áreas vai certamente exigir reparos. Um lugar bom para verificar também são as borrachas que cercam os vidros, que podem ter danos, caso o vidro tenha sido substituído.

Avalie as linhas do corpo do carro

Agache em uma das extremidades do carro, até você estar no nível dos olhos do corpo do carro. Olhe ao longo da linha principal para o lado do corpo do carro. Esta linha deve ser reta e até mesmo e pintura do carro deve refletir normalmente. Uma reflexão irregular ou distorcida indica que os painéis do corpo do carro foram substituídos ou martelados devido a lesão no corpo do veículo.

Inspecionando o carro para a maquiagem

O ideal a ser feito quando vai comprar um carro usado é mandá-lo para uma inspeção completa em um mecânico de confiança e experiente. (Foto: blog.carfax.com)

Examinar painéis e lacunas das portas

Olhe para os intervalos entre cada porta e o painel do corpo adjacente. As lacunas devem ser retas e ter uma largura igual de cima para baixo. Um carro que teve danos em um acidente terá lacunas irregulares devido ao desalinhamento ou painéis ou portas substituídos.

Sinta o corpo para os pontos de enchimentos

Passe a palma da sua mão sobre os painéis do corpo do carro e em torno dos cantos do pára-choque. Um carro com danos de acidente terá solavancos ou manchas irregulares de enchimento usado ​​para reparar áreas danificadas.

Verifique se há marcas de grampos

Grampo marcas ao redor da moldura do carro indicam que o carro foi em uma máquina de quadros, de modo que o carro tem provavelmente sofreu danos que exigia grandes reparações ao corpo do carro após um acidente.

Olhe para repintura

Olhe bem de perto ao longo das bordas das portas do carro e os painéis do corpo para quaisquer cortes, arranhões ou áreas de pintura irregulares. Sinais de uma pintura de cores diferentes por baixo pode significar que o carro foi repintado depois de um acidente ou que uma porta ou painel foi substituído e redesenhado para combinar com o resto do carro.

Considerações finais

Mesmo o melhor reparo feito tem como ser detectado. Um especialista pode te ajudar muito a identificar estes problemas e te poupar de lidar com problemas devido a acidentes escondidos por maquiagens.

Como você identifica a maquiagem de um carro? O que você recomenda para outros leitores? Comentem, perguntem, peçam ajuda e faremos de tudo para respondê-los.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário