Como aprender mais sobre motos sem sair de casa?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Eu sou fanático por motocicletas. Quanto mais eu aprendo, mais eu quero conhecer estilos de motocicletas e mais eu quero começar a mexer com este veículo. Minha família inteira não cansa de dizer o quão perigoso é ter uma motocicleta. Até meus amigos também dizem isso direto. Mas eu tenho muitos motivos para ter me apaixonado e começado a pesquisar sobre este motor sobre duas rodas, assim como você também provavelmente já tem e vai ter ainda mais.

Para aprender mais sobre motos sem sair de casa, é muito simples. Eu comecei pesquisando fotos no próprio Google de diferentes motos, usando as que mais gostava como papel de parede. Quando andava pelas ruas e até hoje, faço questão de olhar cada moto que vejo passando, tentando identificar o ronco do motor, saber se tem alguma coisa já desregulada e vejo também o estado de conservação das motos que encontro nas ruas. A observação é sempre um bom começo porque foi daí que comecei a criar um foco para meus “estudos”.

Leia também

Descobri que a moto que eu mais gostava era a F800 GS da BMW, uma moto Maxitrail, que busca o equilíbrio exato entre o off-road e a estrada. Como não tenho recursos para comprar essa moto, pesquisei modelos mais baratos e mais antigos. Conheci mais da Tenéré lançada no final na década de 80 pela Yamaha e pela Sahara da Honda, que teve sua última versão lançada em 1999. A ciclística delas me atrai porque eu sou alto e ambas as motos são “encorpadas”. você pode optar por outros estilos de moto, seguindo nosso guia de melhores motos para iniciantes. Mas pode descobrir que está apaixonado por outras motos.

Se você já pilota, não há problema em tentar uma moto com mais cilindradas. Se você está começando, 300 cilindradas é o seu limite.

Aprendendo a pilotar

Se você quer aprender sobre motos, você tem que aprender sobre pilotagem para entender melhor o que fazer com sua motocicleta e como ter mais segurança com ela. (Foto: bicycletouringpro.com)

Descobertos os modelos que mais gostava, procurei por fóruns na internet. Encontra o Sahara Maníacos, onde o pessoal discute sobre a mecânica da Sahara, adaptações, viagens e muito mais. Algumas marcas no Brasil tem fóruns dedicados. Você poderá encontrá-las, além de outros fóruns mais genéricos e com boas informações com uma pesquisa pelo Google.

Se você sabe inglês, o site about.com tem uma parte dedicada apenas para instruções básicas sobre motocicletas. Lá foi onde comecei a me informar melhor sobre como pilotar uma moto, como cuidar de uma moto bem, como uma motocicleta funciona, as ferramentas básicas que preciso, o equipamento de segurança e muito mais que nenhum instrutor vai querer te ensinar.

Após muito pesquisar e aprender na teoria, conversando também com vários amigos sobre motos, possíveis problemas que poderia enfrentar, como comprar uma moto com melhores condições, os melhores mecânicos, os melhores acessórios e tudo mais. Com toda essa informação, eu ainda acabei ficando ansioso e comprando uma moto com muitos problemas, mas o que acabou sendo benéfico pro meu aprendizado sobre mecânica.

É por este motivo que não recomendo a ninguém a compra de uma moto nova como primeira moto. Nada melhor do que passar aperto com uma moto mais antiga para você aprender mais sobre o funcionamento deles. O custo da manutenção pode até ser mais alto, mas neste custo está incluso a habilidade de aprender a se virar com os problemas da motocicleta, aprender a descobrir problemas mecânicos, aprender a se importar com a conservação de uma moto, a curiosidade e a paciência que seu mecânico vai ter em te explicar os problemas e como lidar com sua moto. Eu tenho plena consciência que gastaria muito menos trocando minha moto por outra. Mas quero em breve eu mesmo começar a mexer nela e partir daí, começar a aprender mais sobre mecânica.

Livros sobre motocicletas

Livros, sites, fóruns. Tudo isso é informação necessária para que você consiga colocar suas novas habilidades em prática. (Foto: motorcyclecolorado.com)

E aí que entramos em mais uma especialização: a primeira foi na ciclística, que pode ser uma moto com pegada mais off-road, uma moto de cidade, uma scooter ou qualquer outra entre os vários tipos disponíveis no mercado. Agora o foco é se você quer aprender mais sobre motos para pilotar ou para ser um mecânico, ou até os dois.

No meu caso, como eu quero aprender sobre os dois, pesquisei no Youtube vídeos de pilotagem de motocicletas e sobre mecânica básica de motocicletas. Ao mesmo tempo, busquei cursos online e estou sempre conversando com meu mecânico sobre o que fazer e o que deixar de fazer na moto, apesar de discordar em algumas coisas.

Meu próximo passo agora é ir para as ruas: pretendo fazer um curso de pilotagem e comprar uma moto antiga e mais velha para reformar e começar a brincar em trilhas e no off-road. Eu faço isso porque sei que estradas e ruas não são lugares para ficar correndo. E a mesma dica você deve seguir.

Essas são algumas instruções básicas para aprender mais sobre motos. Se você tem mais alguma dica, compartilhe conosco nos comentários. Esamos sempre abertos à sugestões e à criação de um ambiente mais cooperativo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Um comentário para: “Como aprender mais sobre motos sem sair de casa?”

  • Leandro Israel

    Ótimo artigo! Realmente é muito importante conhecer pelo um pouco da mecânica, mesmo que não saiba consertar, saber identificar o que está errado antes de causar um grande prejuízo, ou acidente, é importantíssimo.

    Responder

Deixe um comentário