O que faz um carro ser off road de verdade?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Atualmente, as montadoras têm lançado versões esportivas e aventureiras dos seus modelos. Com isso, muitas pessoas desinformadas costumam achar que, por ter um visual diferente, alguns veículos podem ser considerados off road.

Carros off road, ou fora de estrada, são veículos que reunem diversas características que vão muito além do visual. O mais importante é o que está além da aparência.

Em geral, um item fundamental no carro off road é a tração nas quatro rodas (também chamada de tração integral). Além dela, o veículo geralmente possui suspenção reforçada para proporcionar mais estabilidade e minimizar as vibrações.

Leia também

Mesmo com as características citadas acima, há veículos off road (Suzuki SX4, Gran Vitara, Hyundai Santa Fé e outros) e veículos realmente off road (Pajero, Amarok, Land Rover Freelander e outros).

Os veículos realmente off road são preparados para enfrentar percursos de difícil acesso. Dependendo da situação, os veículos ainda têm que sofrer alguma adaptação para conseguir superar os obstáculos.

Carros Off road

Há diversas características que definem se um carro é realmente off road

Entre os itens essenciais que já vêm nos veículos realmente off road, estão:

Marcha reduzida: proporciona mais força ao motor e, consequentemente, facilita a superação de obstáculos mais difíceis (como atoleiros, subidas íngremes e terrenos arenosos).

Bloqueio do diferencial: permite que as rodas tenham a mesma rotação proporcionando mais aderência.

Pneus off road: são mais resistentes e costumam ser maiores e com sulcos mais profundos. Proporcionam mais aderência, evitando o atolamento do veículo, e melhoram o desempenho em terrenos irregulares.

Alguns veículos aventureiros costumam possuir o sistema locker. Esse sistema funciona como um bloqueio do diferencial porém, apenas nas rodas dianteiras.

A maioria dos veículos “aventureiros” (Crossfox, Uno Way, entre outros) só têm o apelo visual. Na hora do “vamos ver”, o veículo reage igual à um carro comum.

Já o Palio Adventure Locker, Suzuki SX4 e outros se saem muito melhor porém, não vá esperando conseguir enfrentar obstáculos como se estivesse a bordo de um Suzuki Jimny, por exemplo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário