Carro 0km do Modelo Antigo! Compensa economizar assim?

Em Comprar carro por André M. Coelho

Todo ano é a mesma coisa: as concessionárias vão renovar a frota, tem que se desfazer dos veículos antigos e colocam o modelo do ano anterior em promoção. Geralmente, o novo modelo sai bem mais caro do que o antigo. Mas será que economizar na hora de comprar um carro zero desse jeito vale a pena? Vamos analisar com calma essa situação toda.

A desvalorização de veículos no mercado

Você pode ser daquele que se apaixona e fica com um carro pelo resto da vida. Mas o certo, mais comum e correto de se fazer é revender seu carro após, no máximo, 5 anos de uso, economicamente falando. Carro é um bem de consumo e como todo bem de consumo ele deprecia, perde valor com o tempo. Tanto que ao tirar seu carro da concessionária, ele pode perder até mais de 10% de seu valor, mesmo que você não tenha andado nem 100 metros com ele ainda.

Leia também

Agora imagine a situação: você compra um modelo antigo, que foi atualizado por um modelo mais recente, com um “desconto”. Na verdade, esse desconto é apenas uma parte da desvalorização do veículo quando sai da concessionária. Já no primeiro ano, seu veículo tende a se desvalorizar mais do que um modelo vigente, principalmente por conta da presença do concorrente com melhorias consideráveis em relação ao modelo antigo. No longo prazo, mesmo que você tenha um carro completo, a cada vez que sai um modelo novo do seu carro, os modelos antigos sofrem um “pico” de desvalorização. O que você quer no mercado de automóveis é evitar esses picos ao máximo, com uma desvalorização menos pesada.

O alto custo de veículos no mercado de automóveis

Falando em Brasil, falamos de carros que estão entre os mais caros do mundo. Portanto, podemos assumir que qualquer desconto é válido e importante. Então, comprar o modelo de 2013, quando um modelo de 2014 já está disponível, por exemplo, sai muito mais barato mas mesmo assim, bem caro. É sempre bom lembrar que no mercado de usados seminovos, a desvalorização anual é bem menor do que a de carros 0 km, mesmo quando modelos novos estão chegando ao mercado.

Promoções em desvantagem para os modelos antigos

Para esvaziar os pátios, as montadoras fazem promoções nos modelos antigos, mas nem sempre elas são vantajosas. (Foto: www.simnoticias.com.br)

As promoções das concessionárias para liquidar o estoque

Promoções são jogadas de marketing geniais. As concessionárias e montadoras jogam descontos altos, dizem que o carro sai a preço de fábrica, colocam porcentagens altas, facilitam pagamentos. Tudo para garantir que os pátios estarão vazios para a chegada dos milhões de veículos novos que estão sendo fabricados. Assim, o estoque não fica parado, eles podem fabricar mais e consequentemente, lucrar mais.

O que importa para o consumidor saber aqui é que a maioria das pessoas que compra nessas promoções não está ligando tanto para a desvalorização de veículos, apesar disso ser algo importante a se pensar. Eles querem é obter o melhor produto pelo menor preço, e ponto final.

Considerando as variáveis: quando vale a pena comprar o modelo antigo?

Quando a montadora começa a fazer propaganda do modelo novo com novo design, novos itens de fábrica, novos opcionais, você pode ter certeza que o modelo antigo perderá muito valor no mercado. Adição de novas tecnologias e, principalmente, quando o modelo sofre grandes intervenções no design, a desvalorização dos modelos antigos tem um grande pico, o que torna muito desvantajoso, por maior que seja o desconto, a compra do modelo antigo.

Já quando estamos falando e mudanças mínimas ou sequer alguma mudança, o desconto vale muito a pena, porque você está basicamente comprando o mesmo carro. A escolha por opcionais de fábrica vai influenciar no valor de revenda mais do que o lançamento do novo modelo. Também, é preciso pensar por quanto tempo você quer ou vai ficar com o veículo, para saber se lidar com a valorização vai te prejudicar muito ou pouco mais no futuro, na hora de revender para conseguir um veículo novo.

Além disso tudo, você vai precisar sentar e comparar lado a lado os veículos, um pouco do histórico de vendas do modelo, a desvalorização na tabela FIPE. Isso tudo está disponível online e é bem fácil de conseguir. Através destes dados, você consegue ter uma noção melhor se o veículo vale a pena manter, vender rapidamente e se atende suas necessidades.

Como vocês lidam com a compra de carros zero km? Acham vantajoso ou desvantajoso a compra de um modelos antigo?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

2 comentários para: “Carro 0km do Modelo Antigo! Compensa economizar assim?”

  • Marcelo Israel

    Para que comprar um carro zero modelo antigo, o preço é exorbitante do mesmo jeito.

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Marcelo,
      Não é do mesmo jeito. Carro zero é mais caro e desvaloriza mais.

      Responder

Deixe um comentário