Capacete off road! Onde comprar e qual a diferença?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Além de ser item fundamental e de segurança para quem anda de moto, o capacete também é exigido pela legislação de trânsito.

Muitas pessoas resolvem adquiri-lo antes de comprar a moto enquanto outras preferem comprá-lo depois. Independente do momento, um fator relevante na hora da decisão de compra é se o modelo e cor do capacete irá combinar com o modelo, cor e tipo da motocicleta.

Como há diversos tipos de capacetes, é normal o consumidor ficar na dúvida de qual levar para casa. Sem contar que o preço e a qualidade variam bastante e também interferem na compra.

Leia também

Abaixo, seguem os principais tipos de capacetes:

Fechado: é o mais comum e mais vendido entre os capacetes. Protege toda a cabeça e possui uma viseira que pode ser trocada a gosto do cliente. É afixado através de fechos e tiras reguláveis.

Racing: muito usado por pilotos e pessoas que possuem motos esportivas de alta cilindrada. Modelo praticamente igual ao fechado porém, o material é muito mais resistente. Além de possuir entradas de ar, tiras de tecido e fecho duplo anel que proporcionam maior segurança e comodidade.

Modular/Articulado: modelo parecido com os dois acima porém, a parte inferior pode ser levantada. É um pouco mais barulhento (devido às aberturas) e é menos seguro (não é tão eficiente contra choques no queixo).

Capacetes off road

Modelos de capacete Off Road (com e sem viseira)

Off Road: é muito usado para trilhas e competições off road. É fechado mas, nem tanto quanto o fechado já que precisa de mais ventilação. Como não possui viseira, é necessário a utilização de óculos de proteção. Seu formato impede que o nariz, o queixo e a boca sejam protegidos.

Off Road com viseira: é uma mistura do capacete fechado com o off road. Oferece mais proteção do que o off road comum. Tem conquistado bastante consumidores, principalmente os proprietários de motos trail.

Abertos: inspirado nos modelos antigos mas, com um toque de modernidade. São mais aconselháveis para o uso urbano (já que não são tão eficientes contra o vento) e para motos de baixa cilindrada já que é um dos modelos que oferecem menos segurança. Há modelos com viseira e sem viseira.

Caso você decida optar por um capacete off road, escolha o com viseira já que é mais seguro e não há necessidade de óculos de proteção. Sem contar que são mais bonitos e acho que combinam mais com os centros urbanos.

Independente do modelo escolhido, tenha em mente que o do tipo fechado é o mais seguro e portanto, o mais recomendado.

Na hora de comprar, o ideal é ir à alguma loja que vende capacetes e dar uma olhada de perto. Anote o modelo, tamanho e preço. Depois, navegue na net e pesquise. Costuma-se achar o mesmo modelo com grande variação de preço entre as lojas.

Como o capacete é um item de segurança, evite economizar nesse acessório. Não precisa ser um super Shark (de R$ 2 mil a R$ 3 mil), mas também não precisa ser um capacete fuleiro e baratinho.

Lembre-se que, em caso de acidente, o capacete é o seu único meio de proteção. Então, vale a pena investir!

Se você gosta de motos de terreno misto, dê uma olhada na Honda NC 700X e na Honda NX 400i Falcon.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário