Cadeado para bicicletas! Preço e como escolher!

Em Bicicletas por André M. Coelho

Todos os cadeados de bicicleta podem ser quebrados. O melhor cadeado para bicicleta é aquele que consegue atrasar a ação de um ladrão. Melhor ainda, quando a trava para bicicleta consegue mostrar uma aparência robusta, que assusta potenciais ladrões da sua bicicleta. Vamos então mostrar tudo que você precisa para conseguir comprar um cadeado para bicicleta seguro e eficiente.

Cadeado para bicicleta U-Lock

Este estilo de cadeado para bicicleta, amplamente utilizado, oferece uma melhor segurança para sua bicicleta. O mecanismo de bloqueio resiste a martelos, talhadeiras e semelhantes. Sua forma de ferradura pode limitar o uso de alavancas para sua quebra, desde que não seja grande demais para sua bicicleta. O objetivo é reduzir a quantidade de espaço em que um ladrão pode inserir um pé de cabra e alavancar potência suficiente para quebrar a trava em U. Existem modelos pequenos e médios para travar a roda e estrutura a objetos fixos, e modelos grandes para bloquear as rodas ao mesmo tempo, e a estrutura, a um objeto fixo. Os modelos mais caros oferecem garantia limitada aos seus clientes.

Leia também

Esse tipo de cadeado traz nossa primeira dica importante para escolher o melhor cadeado para bicicleta: que ele tenha o tamanho certo para evitar alavancagem e ser resistente à quebra.

Deixando sua bicicleta mais segura

Existe uma boa variedade de travas de bicicleta, mas para maior segurança, é melhor usar mais de uma trava em conjunto. (Foto: www.cyclingweekly.co.uk)

Trava de cabo para bicicleta

Estes são versáteis e adaptáveis, mas geralmente oferecem menos prevenção de roubo do que U-Locks. Por conta própria, eles podem ser adequados para áreas de baixa criminalidade. Em outros lugares, eles são uma boa escolha para usar em combinação com uma trava em U para prender peças facilmente removíveis, como assentos e roda dianteira. Muitos têm cadeados integrados, outros exigem um cadeado separado. Alguns oferecem uma versão extensível, enquanto outros oferecem cadeados blindados. Alguns modelos mais recentes apresentam um design elegante e ainda vêm em diferentes cores.

Com este tipo de trava para bicicleta, vem nossa segunda dica: combine diferentes cadeados e travas para maior segurança. Um cadeado de corrente ou cabo pode ajudar a prender várias partes da bicicleta, e combinado com uma trava U, a pessoa com más intenções terá mais dificuldade em conseguir roubar sua bicicleta.

Trava de corrente de elos

Resistente o bastante para áreas de alta criminalidade, esse tipo de trava usam elos conectados e especialmente projetados, que não lhe permitem forçar uma alavanca, além de resistir a serras, martelos, e talhadeiras. Certifique-se de investir em um cadeado de qualidade, pois de nada adianta uma boa corrente sem um bom cadeado. A desvantagem? Correntes de elos são pesadas ​​e volumosos, então eles são os melhores para deixar em um lugar fixo.

Nossa terceira dica: um bom cadeado tem que oferecer uma boa relação entre peso e segurança. A corrente de elos é muito segura, mas é muito pesada. Já um cadeado simples é muito leve, mas pouco seguro. Entender essa relação e conseguir “casar” o peso leve com segurança é o ideal. As melhores bicicletas elétricas, por exemplo, desenvolveram um sistema que torna fácil desmontá-las, seja para guardar no seu escritório, ou levar dentro de um ônibus ou metrô.

Travas de rodas e bancos

Rodas e bancos são, infelizmente, muito fáceis de serem removidos. Existem cadeados especiais para travar o banco da sua bicicleta e as rodas, mas é necessário um tipo de chave especial para fazer a remoção desse tipo de cadeado.

Quarta dica de segurança para bicicletas: partes removíveis da bicicleta, como rodas e bancos, também devem ser protegidos. Se um ladrão tem dificuldade em roubar uma bicicleta, ele pode tentar roubar partes dela. Quanto menos partes removíveis, ou quanto mais você possa dificultar a remoção destas partes, melhor.

Qualidade e tipo do cadeado da bicicleta

Estamos acostumados com o cadeado normal, simples, com um corpo metálico sólido, e um aro de metal sobre ele. Esse aro “trava” dentro do corpo blindado do cadeado. Este tipo de cadeado, e suas pequenas variações, são os tipos mais fáceis de quebrar: basta colocar um tubo de metal dentro do aro e bater nele com uma marreta, ou fazer uma simples alavancagem. O tipo de chave usada para este tipo de cadeado também facilita se alguém tentar quebrar o segredo do cadeado, com um kit simples que qualquer chaveiro tem.

O ideal é procurar por um cadeado que esconda a entrada da chave, depois que você fechar a trava. Cadeados com alarme são uma boa ideia, porque detectam tentativas de quebra do mesmo e disparam. Já cadeados de segredo são os piores tipos, pois são fáceis de quebrar. Aqui, vale dizer que os melhores cadeados são bem mais caros que um cadeado tradicional, mas valem o investimento.

Fica então nossa última dica: invista em um bom cadeado, com uma boa trava, e com o buraco para a chave escondido. Dessa forma, você otimiza o sistema de segurança da bicicleta ao máximo, retardando possíveis ladrões e dando tempo suficiente para você ou alguém na rua perceber que algo estranho está acontecendo. Principalmente quem está pensando em trocar carro por bicicleta, a segurança extra vale pela menor dor de cabeça proporcionada.

Tem alguma recomendação de cadeado para bicicleta? Qual você recomendaria? Com quais você já teve problemas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário